• Avatar do usuário
#82884
De acordo com a constituição Federal de 1988,art n° 5,todo cidadão brasileiro tem direitos, como a moradia, cidadania, etc.Nesse aspecto,destacam -se dois fatores que dificultam o acesso ao registro civil no Brasil:a desigualdade social e a falta de transporte.

Mesmo com o registro gratuito, mais de 3 milhões de pessoas no nosso país não possuem a certidão de nascimento. Desse modo essas pessoas se tornam "inesistentes ",principalmente os que estão em situação de extrema pobreza, que tem muita dificuldade, por conta, que muitas vezes tem que pagar para se deslocar ao local de emitir o documento.

Apesar da criação de leis e programas sociais, isso continua sendo um problema de muitas famílias no Brasil. Desse modo, mesmo com o transporte, as vezes precisam pagar o ônibus ou qualquer outro transporte, ou por conta de não terem documentos, não tem acesso,e a dificuldade financeira são fatores que atrapalham muito.

Portanto,cabe ao governo federal, por meio de políticas públicas, facilitar o acesso ao transporte, e a emissão da certidão de nascimento, para as famílias, principalmente da situação de pobreza, por meio de programas sociais,gerar mais oportunidades de empregos. Para assim,a quantidade de pessoas sem nenhum documento passa a diminuir ou acabar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A despeito de todo progresso científico e h[…]

O caso da xenófoba no brasil

A xenofobia é um problema não so loc[…]

De acordo com a Declaração Universal[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM