Avatar do usuário
Por Lucascarige
Quantidade de postagens
#120808
A carta magna brasileira, a Constituição Federal de 1988, diz que o acesso à educação é direito de todos. Apesar disso, o Brasil atual mostra um senário onde não essa lei não é devidamente aplicada, visto que portadores de deficiência, tendo em foco os surdos, não são suficientemente amparados pelo estado no quesito inclusão educacional. Sendo a invisibilidade social e a negligência estatal, dois fatores corroboram fortemente com a existência do problema.

Em primeira análise, vale ressaltar a invisibilidade perante a sociedade como uma das causas, afinal "quem não é visto não é lembrado". A analogia desse ditado popular com a temática abordada, é evidenciada na falta de discussão sobre os desafios enfrentados por esse grupo nos estudos, seja pela não lucratividade da mídia na abordagem do assunto, pela "cegueira" da sociedade ou pela omissão do Estado. Sendo assim não há uma busca pela solução da problemática, culminado na marginalização social dos surdos.

Ademais, vê-se que não há uma devida atuação do governo para garantir a acessibilidade de deficientes auditivos à educação especial de qualidade. Apesar do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua oficial do Brasil em 2002, o que foi um grande avanço, a grande maioria dos profissionais de educação não são treinados nessa língua, e não estão preparados para lidar com alunos portadores de deficiência. Além disso, existe uma quantidade muito baixa de escolas adaptadas para estudantes especiais no Brasil o que torna ainda mais dificultosa a formação educacional na vida dessas pessoas.

Diante disso, a análise dos fatos e argumentos apresentados tem como conclusão, a necessidade de ações visando a inclusão educacional dos surdo. Medidas essa que podem ser: o Ministério da Educação e Cultura (MEC), com a criação de campanhas de conscientização no intuito de informar a população sobre a importância de se discutir esse tema; o Poder Legislativo junto ao Poder Executivo, com a revisão de leis já existentes, criação de novas, e devida execução delas, para amparar e incluir os surdos nas instituições de educação; além também da implementação de linguagem de sinais como disciplina obrigatória na grade curricular de formação de professores. Para assim, tentar solucionar ou amenizar esse problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Educação para todos ou somente para alguns?
por Tatii    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por Tatii
Todos tem direito à educação
por Jullas    - In: Outros temas
0 Respostas 
55 Exibições
por Jullas
0 Respostas 
157 Exibições
por Bianca2555
0 Respostas 
146 Exibições
por TiahGaby
0 Respostas 
92 Exibições
por Bide
0 Respostas 
95 Exibições
por tathaa
0 Respostas 
84 Exibições
por Dedecor
0 Respostas 
66 Exibições
por Dedecor
0 Respostas 
78 Exibições
por namu
0 Respostas 
77 Exibições
por leticiam475
Enem 2023

A Constituição Federal de 1988, infl[…]

É comum vermos comerciais direcionados ao p[…]

As redes sociais podem ser usadas tanto para as co[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM