Nesse contexto, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher persiste pela inação do governo. Isso acontece devido à escassez de “programas auxiliadores para trabalhadores de cuidado” para a garantia da remuneração e das condições de trabalho ideais. Além disso, há a ausência de órgãos fiscalizadores de combate à exploração dessas tarefas. De fato, como abordado pelo economista Murray Rothbord, os representantes governamentais se orientam por um viés egoísta com o objetivo de adquirir um retorno imediato de capital político. Por conseguinte, a conservação dos direitos sociais, como o do trabalho, se configura em segundo plano de prioridade estatal.
Sendo assim, a desigualdade social surge como consequência da adversidade supracitada. Nesse viés, Ariano Suassuna, escritor brasileiro, ressalta que a injustiça dilacera o Brasil em dois países, o “país dos privilegiados” e o “país dos despossuídos”. Em vista disso, as mulheres que realizam o trabalho de cuidado sofrem os maus efeitos dessas bolhas sociais e econômicas, sem lhes ser garantido remuneração, qualidade de vida e respeito — visto que são vítimas de preconceito — da mesma maneira que às outras pessoas. Com efeito, medidas são fundamentais para atenuar esse cenário de exclusão.
Portanto, faz-se necessário combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Para tanto, cabe ao Poder Executivo Federal criar projetos de auxílio para as trabalhadoras de cuidado. Tal ação deve ocorrer por meio da garantia da remuneração e das ideais condições de trabalho — estruturação do local. Isso tem que ser a feito a fim de aprimorar a qualidade de vida para o gênero feminino que realiza essas tarefas. A partir desses atos, espera-se, como proposto por Karl Marx, uma significativa transformação social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.