Primeiramente, a forma como as pessoas pensam sobre às mulheres, faz que o problema impere. No livro, "A origem da família", Marx e Engels explicam que no capitalismo o casamento ficou desigual. Nessa perspectiva, a mulher é inclinada a não trabalhar e garantir a reprodução da vida, visto que o homem detém o poder financeiro na maioria das uniões, causando uma verdadeira desigualdade de gênero. Com isso, sem perceber a falta de equidade, as pessoas acham natural às mulheres terem esse papel de cuidado.
Além disso, essa problemática ganha força quando não tem debate. Segundo Habermans, a linguagem é uma forma de ação. Sob esse viés, a falta de discussão sobre o atual estado do trabalho de cuidado deixa o problema mais invisível, já que a perpetuação da delegação das atividades do lar às mulheres, impossibilita que elas participem da vida pública. Dessa maneira, é importante abri espaços de diálogos na sociedade para os esforços das mulheres para o bem do lar sejam reconhecidos.
Portanto, faz-se urgente intervi nessa situação complexa. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar uma campanha nos ambientes escolares sobre as dificuldades que às mulheres enfrentam para cuidarem da vida privada, por meio de palestras com historiadores e sociólogos, a fim de que a população possam perceber que o trabalho de cuidado destinado às mulheres não é natural e, sim, social. Tal ação pode, ainda, conter uma cartilha sobre as diversas tarefas que um ambiente doméstico pode apresentar. Assim, possivelmente, caminharemos para um país justo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.