Avatar do usuário
Por JuniorBR13
Quantidade de postagens
#125412
Na sociedade brasileira, a mulher dedica o dobro do tempo do homem nas tarefas de cuidado de pessoas, segundo os dados do IBGE. Porém, no Brasil, a invisibilidade dificulta entender a importância do trabalho de cuidado, que é realizado em grande parte pelas às mulheres. Além do mais, essa função contribui para o funcionamento da economia. Nesse contexto, esse problema encontra causas com a mentalidade social e o silenciamento.
Primeiramente, a forma como as pessoas pensam sobre às mulheres, faz que o problema impere. No livro, "A origem da família", Marx e Engels explicam que no capitalismo o casamento ficou desigual. Nessa perspectiva, a mulher é inclinada a não trabalhar e garantir a reprodução da vida, visto que o homem detém o poder financeiro na maioria das uniões, causando uma verdadeira desigualdade de gênero. Com isso, sem perceber a falta de equidade, as pessoas acham natural às mulheres terem esse papel de cuidado.
Além disso, essa problemática ganha força quando não tem debate. Segundo Habermans, a linguagem é uma forma de ação. Sob esse viés, a falta de discussão sobre o atual estado do trabalho de cuidado deixa o problema mais invisível, já que a perpetuação da delegação das atividades do lar às mulheres, impossibilita que elas participem da vida pública. Dessa maneira, é importante abri espaços de diálogos na sociedade para os esforços das mulheres para o bem do lar sejam reconhecidos.
Portanto, faz-se urgente intervi nessa situação complexa. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar uma campanha nos ambientes escolares sobre as dificuldades que às mulheres enfrentam para cuidarem da vida privada, por meio de palestras com historiadores e sociólogos, a fim de que a população possam perceber que o trabalho de cuidado destinado às mulheres não é natural e, sim, social. Tal ação pode, ainda, conter uma cartilha sobre as diversas tarefas que um ambiente doméstico pode apresentar. Assim, possivelmente, caminharemos para um país justo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por JuniorBR13
Quantidade de postagens
#125462
@Wesley529

Obrigado pela sua correção! A minha única contestação é sobre a nota da conclusão. Eu cheguei acrescentar o detalhamento. Poderia dizer se não é?
1
Avatar do usuário
Por Wesley529
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#125733
@JuniorBR13, no detalhamento da pra considerar na tal ação pode... No final da conclusão, sua nota varia de 880 a 920
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1291 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
314 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
335 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
297 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
184 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
184 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
222 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
217 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
428 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
283 Exibições
por anastiny
Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Apenas Teoria

TallesCha , @cCiunao Higorvaz Zenebra Luci[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM