Nesse cenário, ressalta-se, de início, que o silêncio das mídias é um fator do problema. Para Sartre, cabe ao ser humano escolher suas ações, pois é livre e responsável. Porém, as mídias têm se mostrado irresponsáveis no que diz respeito à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres na sociedade brasileira, visto que mostram uma falsa igualdade de gênero e não trazem à tona o real preconceito contra a função das mulheres no meio trabalhista. Assim, urge que as mídias reconheçam o poder que têm em influenciar o coletivo e mudem suas posturas.
Além disso, outro fator influenciador é a negligência governamental. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. Entretanto, na comunidade brasileira, essa igualdade não é verificada, dado que o governo é negligente quanto ao cumprimento de leis trabalhistas, fazendo com que as mulheres sejam expostas ao trabalho informal e à vulnerabilidade. Assim, é imprescindível que essa problemática seja revertida.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o governo deve criar políticas públicas que visem assegurar o direito das mulheres no mercado de trabalho, por meio de instituições trabalhistas que tragam igualdade e oportunidades de emprego formal, a fim de reverter a discriminação que impera. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silêncio das mídias presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a violência simbólica de que Bourdieu falou.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.