Dentro desse cenário, a baixa atuação das escolas sobre o Etarismo provoca uma falta de conscientização na sociedade, agravando a problemática. Para Kant, o ser humano é resultado da sua criação, o que é perceptível diante desse preconceito sofrido pela as pessoas idosas, uma vez que as redes de ensino não cumprem seus papéis afim de reverter o problema, já que não trazem tal conteúdo para ser discutido em sala de aula.
Além disso, a ausência de informações causa a criação de ideias preconcebidas contra as pessoas de terceira idade. Como não há um tratamento eficaz em ambientes escolares para preparar os jovens perante tal preconceito, os estereótipos persiste em continuar. Logo, deve-se aplicar o pensamento de George Bernad que afirma "O progresso é impossivel sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada" para a mudança da situação aplicada.
Observando as circunstâncias, fica evidente a necesidade de criar alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, o Ministério da Educação, responsável por promover o ensino no nosso país, deve trabalhar a favor desse assunto através de campanhas de conscientização no mundo educacional. Sendo assim, os desafios enfrentados para combater o Etarismo no Brasil será intermediado no século XXI
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.