Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante no combate a violência em centros de ensino no Brasil. Sob essa ótica, o sociólogo francês Émile Durkheim expôs que é função social do Estado, enquanto garantidor da liberdade dos indivíduos, gerenciar as questões relacionadas ao bem-estar da coletividade. Todavia, no contexto contemporâneo, a passividade do Estado distancia o corpo discente dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que corrobora com atos cada vez mais hediondos no âmbito educativo. Diante desse cenário, verifica-se que a exígua participação da máquina pública potencializa os casos de violência na organização educacional contribuindo para a mutilação de direitos garantidos aos cidadãos.
Ressalta-se, ademais, que a carência de debates que influenciam no enfrentamento da questão do bullying vigente no meio acadêmico potencializa esse panorama lamentável. Dessarte, o insigne sociólogo alemão Jürgen Habermas, em sua Teoria da Ação Comunicativa, defende o poder da transformação social advindo do diálogo. Diante de tal exposto, é fulcral postular que a teoria defendida por Habermas não se aplica ao território nacional, visto que a ineficiência de conjunturas que providenciem um debate inclusivo alertando para os impactos na prática do bullying entre os estudantes é um dos principais fundamentos para a hostilidade em centros educacionais. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Por conseguinte, é imprescindível combater a falta de discussões que elevem a mentalidade dos alunos quanto à prática do bullying no âmbito escolar, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
É preciso, portanto, superar a gênese dos desafios para combater a violência nas escolas brasileiras. Desse modo, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - juntamente ao Ministério da Educação conceder investimentos às instituições de ensino que promovam a implantação de novos métodos de conscientização entre os estudantes, além de preparar os professores para possíveis práticas que perturbem a ordem dentro das salas de aula, essas ações terão como finalidade a redução dos níveis alarmantes de ataques violentos entre o corpo discente e docente. Dessa forma, a ideia transmitida pelos autores de Pumped up kicks não poderá mais ser associada ao Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.