Em primeira análise, destaca-se o descaso governamental, fator contribuinte, para o quadro de desvalorização a respeito dos povos tradicionais, uma vez que a negligência governamental, ocasiona na invisibilidade de tais povos. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988) o direito a terra é um direito originário aos povos indígenas. Entretanto, a luta pela demarcação de terras, é uma problemática vivenciada ao longo dos séculos pelos nativos, evidência a falta de assistência do governo sob tal temática.
Ademais, a falta de ensino eficiente, do qual garanta o conhecimento dos povos e comunidades tradicionais e da importância cultural para a construção do país, agrava progressivamente um cenário de desvalorização. Posto que, a construção da imagem das comunidades tradicionais no Brasil, se deu através de uma perspectiva eurocêntrica e preconceituosa. Nesse viés, faz-se fundamental uma melhoria na educação sobre tais povos.
Portanto, torna-se necessário superar os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais. Nesse âmbito, cabe ao Poder Executivo garantir que os direito ilegíveis da Constituição Federal estejam de fato sendo postos em prática, através da ampliação de verba destinada aos órgãos fiscalizadores . Tal ação deve ocorre pela implantação de Projetos de alcance Nacional com objetivo de promover debates, palestras e campanhas de valorização as comunidades nativas, tal medida deve promover a reflexão de cuidar e preservar os povos nativos do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.