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#40541
A desigualdade não é algo que está vindo a existir nas últimas décadas, no tempo do imperador Dom Pedro I, a desigualdade era crescente naquela época. Pessoas de baixa classe não tinham moradia, comiam os restos de seus patrões e vestiam as mesmas roupas por anos, por uma questão de não se ter uma igualdade.
Agora é uma época de evolução, as pessoas mesmo com todo acesso a informação não buscam saber para ajudar o próximo. Geralmente, seu foco são redes sociais. Falta muita ética e moral, em questão de se colocar no lugar do outro.
Um professor da universidade de Harvard, chamado Michael J. Sandel, citou em um texto: "Democracia não quer dizer igualdade perfeita, mas de fato exige que os cidadãos compartilharem uma vida comum.", o que todos necessitam é que seja feito um plano para a equidade social para todas as classes, desde uma pessoa na periferia até uma outra morando em uma bairro nobre.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

#40666
Boa tarde, vim explicar o porquê de cada nota que eu dei à redação.

Competência 1 - 160 - O texto apresenta alguns desvios gramaticais e de semântica (significado de palavras), mas no geral a sua escrita é boa.

Competência 2 - 80 - O texto começou bem, assim como o parágrafo de conclusão, mas faltou colocar uma tese (ou seja, uma frase que resuma o que vai ser abordado no texto) e o desenvolvimento das ideias.

Competência 3 - 140 - Algumas ideias do texto ficaram incompletas, e houve falta de repertório para basear a argumentação.

Competência 4 - 180 - Alguns trechos do texto poderiam ter conjunções para melhor coesão com outras partes da redação. Um ponto forte do seu texto, referente à competência 4, é que não houve repetições desnecessárias.

Competência 5 - 40 - Não houve uma proposta de intervenção completa em seu texto, apenas uma ação. Na Internet, há várias postagens que orientam as pessoas para a criação de uma boa proposta de intervenção.

Apontei aqui o que encontrei de errado no texto.

A desigualdade não é algo que está vindo a existir nas últimas décadas, (dois pontos) no tempo do imperador Dom Pedro I, a desigualdade era crescente naquela época (aqui houve um pleonasmo: Você disse "no tempo do" e depois "naquela época"). Pessoas de baixa classe não tinham moradia, comiam os restos de seus patrões e vestiam as mesmas roupas por anos, por uma questão de não se ter uma igualdade.
Agora é uma época de evolução, (porém) as pessoas (vírgula) mesmo com todo (o) acesso a informação (vírgula) não buscam saber (o quê?) para ajudar o próximo. Geralmente, seu foco são redes sociais (faltou mais explicação para esta ideia). Falta muita ética e moral, em questão de se colocar no lugar do outro. (Não entendi.)
Um professor da universidade de Harvard, chamado Michael J. Sandel, citou em um texto: "Democracia não quer dizer igualdade perfeita, mas de fato exige que os cidadãos compartilharem uma vida comum.", (Ponto) (aqui poderia ter uma conjunção de conclusão, como "portanto") o que todos necessitam (nem todos necessitam disso) é que seja feito um plano para a equidade social para todas as classes, desde uma pessoa na periferia até uma outra morando em uma (um) bairro nobre.
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