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Por ketlenthai
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#90191
A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU- visa que todo indivíduo tenha acesso à inclusão e ao bem-estar social. Entretanto, esse fato legislativo não é inserido dentro de devidos grupos sociais que sofrem com o poder da dominação e exclusão exercidas pela linguagem. Nesse viés, hão de ser analisadas as causas que corroboram para a problemática, como: o uso exclusivo da linguagem na legislação brasileira e a hierarquização linguística.

Sob essa ótica, é necessário ressaltar o inacesso à justiça gerado pela elitização da linguagem legislativa. A esse respeito, no período Modernista - no século XX- era prioridade a utilização da escrita simples na composição de obras, objetivando a compreensão e a valorização da oralidade brasileira. Porém, no cenário hodierno, tal simplificação não é aplicada para os cidadãos brasileiros dentro do eixo legislacional, visto que este possui um vocabulário rebuscado e de difícil compreensão, distanciando, assim, a obtenção plena de conhecimento sobre direitos e deveres. Dessa forma, o campo jurídico acaba por não ser acessível a todos pelo linguajar atípico à sociedade, o que gera a discrepância de alguns indivíduos à percepção civil. Logo, é urgente reverter essa exclusão provocada pela linguagem constitucional.

Ademais, a hierarquia imposta nos modos orais carece de evidência. Nesse contexto, destaca-se a tentativa de etnocídio dos portugueses sob os índios no período Quinhentista, na crença de que sua cultura e língua eram superiores aos dos nativos. Sob essa perspectiva, evidencia-se que atualmente ainda persiste esse estigma estrutural que sobrepõem a dominação e o poder em detrimento das minorias sociais. Além disso, essa estrutura social impulsiona de modo crescente o preconceito nas formas de comunicação, gerando exclusão. Por conseguinte, urge converter esse demérito.

Portanto, o Ministério da Educação deve tornar acessível -a todo cidadão que passe pela base educacional do país- o pleno conhecimento sobre sua condição cidadã, à uma linguagem adaptada e inclusiva, por meio de palestras informativas que visem extinguir
a incompreensão das leis, garantindo a isenção à cidadania e equidade. Somado a isso, a Comissão de Incentivo à Cultura (CNIC) pode, ainda, complementar com essa ação, trazendo a temática dos recursos linguísticos, suas variações e regionalidades, através da informação, a fim de minimizar a concepção deturpada de que existe tipos de falas inferiores. Logo, a pátria-verde amarela será exemplo de inclusão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Katsmoking
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#90220
Bom dia @ketlenthai !! Parábens pela sua redação, está ótima, alguns pontos que anotei:

- C3, no primeiro desenvolvimento você cita que a o vocabulário brasileiro é de difícil compreensão, porém, não vi nada que comprovasse esse ponto.
( o mesmo ocorre no segundo quando você afirma que ainda persiste, não consigo relacionar o acontecido a 500 anos atrás com a continuidade das ações de hoje, precisava ser mais discutido essa relação).
- C2, ao meu ver, pecou pouco por que o tema é chatinho mesmo, não achei que suas teses demonstraram claramente oque esse tema poderia proporcionar.
- C1, cuidado ao utilizar "porém" no início de frase. Você utilizou "dentro do" 2x no seu texto, não é um erro mas seria melhor só dizer "em". Na última linha: existe tipos(o correto seria existem). Alguns travessões que você utilizou para ênfase talvez não tenham sido necessários.

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
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Por ketlenthai
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#90221
@Katsmoking,

Olá! Muito obrigada pelo seu tempo pra corrigir minha redação.

No C3 eu não estava falando que o vocabulário brasileiro é de difícil compreensão, e sim o legislativo, não sei se você entendeu, o que comprova é o inacesso à justiça. Ainda na c3, a questão do período Quinhentista com o hoje é a relação de hierarquia, poder, dominação, ou seja, os portugueses se achavam acima dos índios, realmente faltou expor a comparação com a atualidade. Obrigada!

C2 eu acho que preciso realmente esclarecer minha linguagem. Obrigada!

C1 sugestão de gramática anotado. O erro no "existe tipos" foi erro de digitação mesmo.

Só peço que revise, se der, o d1. Acho que você não entendeu. Obrigada!
1
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Por Katsmoking
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#90226
@ketlenthai

Bom dia!! Peço desculpas, não fui claro na explicação, eu compreendi a questão do legislativo utilizar linguagem complicada e isso faz com que as pessoas não saibam de seus direitos e deveres, eu penso que fui um pouco criterioso de mais e que a C3 poderia subir pra 160, porém, ainda sinto que a sua referência citada no 1° desenvolvimento está um pouco distante do argumentado.

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
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