A princípio, é lícito postular a displicência da midialização que corrobora com esse revés. Sob essa perspectiva, segundo Steve Jobs, a tecnologia move tudo e todos. Isso acontece por que, desde cedo, a população brasileira tem contato com sites e aparelhos tecnológicos que disponibilizam várias categorias de informações, bem como páginas de fofocas e canais de televisão. Ademais, o desconhecimento acerca de notícias alteradas pela mídia segue um caminho direto à alienação populacional. Dessa forma, o uso da tecnologia torna-se uma manipulação de relações sócio-econômicas.
Outrossim, é imperioso pontuar o comportamento das empresas como agravamento da problemática supracitada. A parte disso, desde que o filósofo escocês Adam Smith cunhou, em sua obra “A Riqueza das Nações”, as bases do liberalismo econômico, o lucro configura-se como aluo principal do sistema capitalista. Tal Preceito afirma que, influência de fatores coercitivos, os cidadãos perdem seus pensamentos individuais, sendo induzidos a aceitar padrões ligados a valores econômicos, sem haver empatia por parte das empresas. Dentro do contexto capitalista, as pessoas sem perceber são compelidas a acreditar em assuntos incoerentes com a sua realidade. Evidencia se, portanto, uma falsa liberdade de escolha quanto ao que acreditar no mundo virtual e privado.
Com intuito de amenizar essa prejudicial situação, o Congresso Nacional deve formar leis que limitem esse assédio comercial por parte da mídia, por meio de direitos e punições aos que descumprirem, de modo a acabar com essa imposição midiática. As escolas e famílias, devem inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no ambiente estudantil, por intermédio de palestras, com a participação de psicólogos e especialistas, que debate a respeito da desinformação, com o fito de desenvolver, desde a infância, a capacidade de utilizar a tecnologia a seu favor, e não incapacitar os seres pensantes e críticos. Feito isso, o conflito vivenciado na obra de George Orwell, não se tornará realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.