• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#64833
No Artigo 6° da Constituição Federal de 1988 dispõe que são direitos sociais de um indivíduo tanto o acesso à saúde quanto ao lazer. Nesse sentido, é essencial observar que o esporte não é somente um exercício físico, já que é um lazer que proporciona o bem-estar social e está intimamente relacionado com a saúde física e psíquica. Sendo assim muito importante a discussão dessa temática, pois demanda medidas eficazes por razões que dizem respeito a construção dos valores sociais e a inclusão social.

Em primeiro plano, de acordo com o filósofo John Locke, os seres humanos nascem como folhas em branco, e só a partir de suas experiências de vida que vão se moldar e formar uma personalidade. Nesse contexto, é possível relacionar uma reflexão sobre a construção dos valores sociais oferecidos pelo esporte, visto que, dentro da quadra são ensinados a um tratamento igualitário, assim, independente da vitoria desempenham a formação do respeito e valorizam a disciplina através das regras do jogo. Em suma, sendo possível perceber que essa prática é uma grande experiência necessária para a formação de um indivíduo.

Além disso, é válido ressaltar que a educação física, no ensino escolar, favorece a inclusão social de muitos deficientes, pois os alunos tendem a ser mais compreensíveis em relação as dificuldades enfrentadas por esses sujeitos no esporte, e a partir de um meio coletivo se tornam propensos a ajudá-los na integração, de forma afetuosa e generosa, em seus círculos sociais. Logo, fortalecendo o relacionamento dos colegas no trabalho de equipe e valorizando a autoestima dos deficientes, visto que, de acordo com Lázaro de Souza Gomes, a empatia é um sentimento mais nobre do ser humano e para entender e ajudar o próximo é necessário se imaginar na condição dele.

Torna-se evidente, portanto, que o esporte é uma experiência necessária no âmbito social. O Governo Federal, com o apoio do Ministério da Educação deve elevar o número de cursos voltados a ala esportiva, que utilize profissionais altamente capacitados, visando um ensino empático e aumentar as grandes dimensões das atividades na sociedade. Ademais, o Governo, através da lei do incentivo ao esporte e investimentos na promoção da prática, deve criar uma cultura de encorajamento a participação dos alunos nas escolas, priorizando garantir o acesso à todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM