Por PamelaN
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#51346
Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês, propôs que a sociedade atual é líquida. Dessa forma, podemos entender o abandono escolar, a escola é um local que continua estável em meio ao caos, além disso, o baixo investimento na educação, principalmente no EJA(Educação de Jovens e Adultos) faz o governo infringir o primeiro artigo da Constituição Federal brasileiro, ou seja, não garante o acesso à educação.
Contudo, vale ressaltar, primeiramente a instabilidade do povo brasileiro atrapalha a escola, pois é um local rigoroso, que exige disciplina de toda a comunidade escolar e, principalmente, dos alunos, Zygmunt Bauman propôs que de nada adianta uma inundação de informções se não há sabedoria necessária para interpretá-las.
Além disso, o precário investimento na educação, desde infraestrutura até aos programascomo o EJA faz disparar o número de pessoas que não concluíram o Ensino Médio, estudos afirmam que cerca de 30% à 40% da população brasileira não terminou os estudos.
Portanto, fica clara a necessidade de unir esforços entre a comunidade escolar e o Ministério da Educação para que haja um maior investimento na manutenção e nos programas de conclusão, tais medidas farão diminuir o abandono escolar, para que se cumpra o princípio de dignidade da pessoa humana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jheromagnoli
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#54920
[senti falta de um início aqui > Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês, propôs que a sociedade atual é líquida. Dessa forma, podemos < não pode usar 1ª pessoa] entender o abandono escolar, a escola é um local que continua estável em meio ao caos, além disso, o baixo investimento na educação, principalmente no EJA (Educação de Jovens e Adultos) faz o governo infringir o primeiro artigo da Constituição Federal brasileiro, ou seja, não garante o acesso à educação.

[melhorar conectivo] Contudo, vale ressaltar, [poderia usar essa palavra no início do parágrafo > primeiramente a instabilidade do povo brasileiro atrapalha a escola, pois é um local rigoroso, que exige disciplina de toda a comunidade escolar e, principalmente, dos alunos, Zygmunt Bauman propôs que de nada adianta uma inundação de informações se não há sabedoria necessária para interpretá-las.
* Fez um parágrafo corrido, evite isso!
* Tem que dividir e organizar suas ideias na estrutura do desenvolvimento: apresentar o argumento + repertório (dados ou citação) + argumentação + arrematação. São 4 frases e todas ligadas com conectivos


Além disso, o precário investimento na educação, desde infraestrutura até aos programas, como o EJA, faz disparar o número de pessoas que não concluíram o Ensino Médio, estudos afirmam que cerca de 30% à 40% da população brasileira não terminou os estudos.
* Sugiro estudar a estrutura da redação

Portanto, fica clara a necessidade de unir esforços entre a comunidade escolar e o Ministério da Educação para que haja um maior investimento na manutenção e nos programas de conclusão, tais medidas farão diminuir o abandono escolar, para que se cumpra o princípio de dignidade da pessoa humana.
* A intervenção tem seus elementos: agente (quem?) + ação (o que?) + meio (por meio de que?) + finalidade ( a fim de?) + detalhamento

Espero ter ajudado! :D

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