Em primeiro lugar, é importante destacar que a falta de acesso a tecnologia é um fator que contribui para a ineficácia da educação a distância no período pandemico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20% da população brasileira não tem acesso a internet. Dessa forma, muitos estudantes são excluídos do processo de aprendizagem, e acabam abandonando a escola, visto que este é o único meio de acesso a educação neste período.
Além disso é notório que o analfabetismo digital corrobora a problemática em questão. segundo a Hebert José, sociólogo brasileiro, o desenvolvimento humano só será efetivado. quando a sociedade afirmar os cinco principios: igualdade, liberdade, participação, diversidade e solidariedade. No entanto quando se observa a educação a distância brasileira, desafios como o despreparo dos profissionais da educação e alunos em relação ao meio tecnológico interfere de forma negativa no desenvolvimento dos estudantes, impedindo assim que os cinco principios do sociólogo Hebert sejam afirmados.
Portanto, é preciso a adoção de medidas que venham amenizar os desafios enfrentados na educação brasileira a distância durante a pandemia. Dessa maneira cabe ao Governo Federal, disponibilizar equipamento tecnológico e acesso a internet para alunos de baixa renda, por meio da criação de bolsas de amparo digital. Como também a criação de cursos básicos tecnológicos gratuitos para alunos e professores. Somente assim, alcançará uma sociedade um pouco mais próxima a representada na obra "Utopia".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.