• Avatar do usuário
#75383
A atual mobilidade no Brasil se resume a automóveis, motos e ônibus, que são meios de transportes altamente poluentes e prejudiciais à saúde, sob este viés é essencial optar por alternativas de locomoção que reproduzem menos impactos no ambiente e na sociedade. Hoje em dia é mais priorizado a mobilidade individual, tanto pelo eficiência e status social de adquirir um carro, o que impacta diretamente na nossa vida, tanto a do motorista quanto a do pedestre, que perde cada vez mais espaço nas grandes cidades, entretanto, existem diversas opções sustentáveis que deveriam ser mais exploradas.

Nessa perspectiva, percebe-se que os carros disputam cada vez mais por espaço nas cidades, acarretando nas dificuldades de convivência no trânsito. Segundo o documentário, Luto em Luta de 2012, revela os desafios e desrespeitos no trânsito que são encarados dia a dia pelos ciclistas que dividem o mesmo espaço com os automóveis, sendo obrigados a encarar a rua com o perigo de sofrerem acidentes, o que revela a falta de ciclovias que poderiam servir como alternativa sustentável e mais rápida.

Ademais, nota-se a falta de investimento e descaso do governo em elaborar novos meios de locomoção. As bicicletas são um claro exemplo de alternativa que pode ser investido, o movimento Caloi, que além de construírem bicicletas, ajudam na disseminação da importância das ciclovias e como esse meio de locomoção pode ser benéfico para o meio ambiente e para a cidade gerindo uma fluidez melhor do trânsito, o que demonstra que pode haver sim mobilidade eficiente e consciente, ainda que não sejam opções tão populares.

Portanto, a mobilidade sustentável no Brasil deve ser investida de forma eficiente para uma melhora de vida, no meio ambiente e na sociedade. Nesse sentido, convém que o Governo deve implementar mais ciclovias nas cidades, assim como a criação de bondes VLT (veículos leves sobre os trilhos) que são menos poluentes, contudo, muitos desses problemas podem demandar tempo e dependem de políticas públicas, mas existem medidas simples como optar por carros, patinetes e skates elétricos que não emitem gases poluentes. Juntamente com a mídia, podendo publicar mais incentivos sustentáveis que são benéficos em diversos âmbitos, tanto no social quanto no pessoal. Logo, promovendo uma vida mais duradoura e um pensamento mais consciente em relação às nossas ações que refletem no mundo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Olá, Bia. A sua redação n&at[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi6[…]

eurodrigo Obrigado pela avaliaçã[…]

oii, estou de volta pessoal!!! Gostaria que corrig[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM