Avatar do usuário
Por flavii
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76959
Não muito raro, toma-se conhecimento da importância da interação do homem com o meio. Dado o exposto, após a primeira revolução industrial, a degradação ambiental aumentou de maneira exponencial, a qual, atualmente se tornou uma das principais preocupações da sociedade hodierna. Lamentavelmente, é notório a disparidade de catástrofes ambientais, ocorridas principalmente como consequência da retirada extensiva e esgotamento do meio. Essa realidade se deve, principalmente, à inoperância estatal e priorização de interesses financeiros. No entanto, faz-se necessário que o poder público atente-se à lacuna no que tange os desastres ambientais na modernidade e o preço de todo esse desenvolvimento.  

Primordialmente, é perceptível a negligência do Poder Público como um fator agravante para a problemática. Posto isso, Otto von Bismarck, em 1880, afirmou que o Estado deve garantir o bem-estar social da população. No entanto, a proteção do meio ambiente, bem constitucional, não está sendo efetivada, quando se analisa o controle e a fiscalização das atividades degradadoras, como ocorrido na amazônia com a mineracao ilegal, a qual bateu recordes de desmatamento.  Por consequência disso, uma parcela da população brasileira, vive à margem da sociedade, uma vez que não existem políticas públicas eficazes, como investimentos na educação, tornando essas pessoas vulneráveis a sofrerem com as consequências da degradação ambiental. Posto isso, o tema não recebe a atenção devida, o que acaba por dificultar a atuação sobre ele.

Em segundo plano, ressalta-se a priorização de interesses financeiros como um entrave no que tange à questão do desgaste ambiental, e todo custo do desenvolvimento. diante dessa perspectiva, no final do século XIX, o filósofo Theodor Adorno criou o termo Indústria Cultural, para observar os impactos do capitalismo na arte. Contudo, ao analisar tal premissa, percebe-se o mesmo problema acontecendo em relação ao meio ambiente, uma vez que, os interesses financeiros são mais valorizados. Assim, sem diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua resolução é impedida.


Em virtude dos fatos mencionados, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, para solucionar tais entraves, o Governo Federal, com o apoio do Ministério da educação, e mídias de grande acesso; por meio de verbas governamentais, devem promover debates de obras literárias e filmes que abordam as consequências dos desastres ambientais. Tais discussões ocorrerão no próprio ambiente escolar, podendo ser aberta ao público, e não somente para os alunos, mas também para toda a comunidade, com intermédio dos professores, de modo que a sociedade não naturalize a alienação que a permeia. Assim, a população brasileira poderá atuar na melhora do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
44 Exibições
por sabrynaaaa
0 Respostas 
48 Exibições
por Anajux
0 Respostas 
91 Exibições
por Micharia
Quem puder, por favor...
por Luuara23    - In: Grupo de Estudos
1 Respostas 
131 Exibições
por imperadorbet
0 Respostas 
56 Exibições
por cristinay
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM