O Brasil, na decada de 80, passou por um período dificil relacionado ao vírus, pois a doença ainda estava sendo estudada, o documentário ''Carta Para Além dos Muros'' retrata a luta contra o vírus, contando-lhe histórias de sobreviventes da enfermidade.
Na época de descobrimento da doença, ela era relacionada com pessoas homoafetivas e frequentemente era chamada de ''doença gay''; isto reflete o quanto a sociedade brasileira é intolerante.
Hoje em dia já existem métodos de prevenção e tratamento do micro-organismo, sendo eles o uso de preservativo, realização de exames e outros.
Apesar de ter já ter sido desvendado informações sobre a doença, o estigma ainda é presente, um grande exemplo disso é a pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, em 2019, mostra que quarenta por cento dos brasileiros ainda acreditava o HIV poderia ser transmitido por meio de contato físico e ao compartilhamento de talheres, copos e etc. Mostrando assim a desinformação da população brasileira.
Diante dessa situação, é fundamental que o estigma associado ao vírus HIV na sociedade brasileira seja eliminado. Uma das maneiras para resolver o problema seria: O ministério da Saúde em colaboração com o Ministério da Comunicação promover palestras, para explicar o funcionamento do vírus no organismo, sintomas da doença e as prevenções associadas a tal. Eliminando por fim,o estigma sobre o vírus da AIDS no território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.