• Avatar do usuário
#73587
Oi gente, sou nova por aqui! Estou estudando para meu primeiro concurso, que no caso é o do Banco do Brasil. E como forma de praticar redação, fiz uma com a temática que foi pedida no último concurso realizado. Se puderem me ajudar corrigindo, ficarei muito grata!

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seus artigos, diversos direitos e deveres concedidos aos cidadãos. Com isso, podemos pensar que o Estado teria como responsabilidade social assegurar a eficácia de tais normas. Conquanto, tal prerrogativa não se reverberando na prática, empresas a tomam para si algumas causas para tutelar, levando em conta quais sejam suas motivações: filantropia ou competitividade. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que envolvam a temática.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que o uso da competitividade, na maioria dos casos, leva a condutas desesperadas, e se utiliza o argumento que "Os fins justificam os meios.", pensamento atribuído por Maquiavel. Portanto, se tomam medidas artificiais em busca de vantagem sobre os concorrentes, se esquecendo que responsabilidade social está ligado a vidas.
Ademais, é fundamental apontar que filantropia não visa status, e sim a ação social. Diante do cenário brasileiro, diversas são as famílias carentes que foram atendidas e ajudadas por entidades que se preocupam de verdade. Gerando por consequência, uma visibilidade positiva à empresa responsável.
Depreende-se, portanto, que o uso da competitividade na tomada de ações de responsabilidade social de nada serve, só visa vantagem própria. A filantropia, portanto, deve ser a norteadora de tais ações, tendo em vista que o bem sempre retorna a quem o faz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM