A partir de 1985, ano em que teve fim a chamada Ditadura Militar no Brasil, foi possível se observar uma certa flexibilidade no que se permite analisar acerca da liberdade de expressão e de pensamento, prerrogativas antes inviáveis devido ao intenso controle de fluxo de informações e cultura midiática presentes na época.
Atualmente, entretanto, o cenário é diferente: há mais acesso a vários meios de comunicação de entretenimento e didáticos, o que inclui os informativos como jornais e revistas, por outro lado, ainda é comum o desrespeito às leis e às opiniões alheias, quando essas cabem no contexto social em que estão inseridas.
Em detrimento disso, é válido reforçar que, apesar disso, é de extrema importância ter cautela no momento em que se expor a alguém ou em alguma mídia, uma vez que, é provável que a pessoa se sinta ofendida com algum comentário "inocente" ou que ela mesma esteja se colocando em risco, por ainda existirem grupos extremistas, os quais costumam agir de modo violento com aqueles que discordam das ideologias pregadas por eles.
Outrora, é necessário o fortalecimento de políticas públicas favoráveis à liberdade de expressão de cada indivíduo por meio de ações governamentais e fiscalização do cumprimento dessas leis, respeitar o espaço do outro, ser educado e cordial e ouvir a opinião alheia, quando for solicitada, respeitosamente, também mostrando a própria do mesmo modo perante amigos, familiares e desconhecidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada