Sob esse viés, é importante destacar que, a ocupação de áreas irregulares, influencia consideravelmente na intensificação da degradação ambiental. Segundo Thomas Hobbes no livro "Leviatã" o governo soberano deve controlar os distúrbios gerados na administração estatal para que as classes menos favorecidas não sejam penalizadas. Porém, o conceito abordado não se materializa no Brasil, haja vista que as favelas só aumentam provocando tragédias ambientais em locais de morro ou áreas de alagamento. Desse modo, demonstrando a omissão do governo que atua de tal maneira como agente perpetuador do processo de exclusão da população mais carente.
Além disso, vale ressaltar que a carência de integração dessas pessoas na sociedade corrobora para problemática em questão. Ao analisar este distúrbio tendo como referência o pensamento de Rosseau, o Estado é responsável pela harmonia, bem-estar e organização das vivências em comunidade. Entretanto, a máquina pública rompe com esse pensamento quando não investe em moradias seguras ou não investe em saneamento básico para essa população mais pobre. Logo, fica claro que a negligência do Estado retarda o combate a segregação social contribuindo para a existência dessa barreira na efetivação dos direitos coletivos.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para atenuar os impactos ambientais e a segregação social. Cabe ao poder público criar leis de urbanização coerentes e programas de moradia para as classes mais inferiores economicamente. Tais ações devem ser efetivadas por meio de análises socioeconômicas de vulnerabilidade , a fim de contemplar os que realmente necessitam. Dessa forma, será possível amenizar situações como as citadas anteriormente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada