• Avatar do usuário
#82350
Os Transtornos da Infância Brasileira

A Constituição Federal Brasileira, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegura os direitos das crianças, como acesso à educação, alimentação, recreação, assistência médica, entre outros direitos. No entanto, no contexto atual, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observam entraves como trabalho infantil, falta de acesso a uma educação básica e falta de assistência médica.
Primeiramente, ressalta-se que há uma negligência governamental a respeito desse assunto. Além disso, tal problemática acomete principalmente crianças carentes e aquelas que moram na região Norte do Brasil, local onde se registram altos índices de desnutrição em crianças, o que fere o artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, o qual propõe que toda criança tem direito à alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Além disso, na crônica "Na Escuridão Miserável", escrita por Fernando Sabino, o autor aborda sobre o trabalho infantil e uma criança que pede esmolas na rua. Tal situação é análoga à do Brasil contemporâneo, no qual se percebem situações de crianças trabalhando para ajudar nas despesas familiares em casa.
Portanto, diante do exposto acima, é fundamental reverter tal problemática, a fim de garantir os direitos infantis previstos na Constituição. Para isso, é imprescindível que o ECA contrate profissionais especializados para fiscalizar e punir os indivíduos que cometem crimes de exploração e trabalho infantil. Além disso, as instituições escolares devem fazer debates, palestras e cartazes, a fim de conscientizar os alunos a respeito de tal problemática. Somente assim, é possível reverter tais entraves que acometem as crianças.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM