Primeiramente é importante ressaltar que tanto a televisão quando a internet possuem inúmeras propagandas que influenciam o público a consumir alguns produtos que geralmente não têm uma longa durabilidade, justamente para que assim que estrague o consumidor volte a comprar e desta vez um produto aparentemente mais evoluído e consequentemente mais caro. Em adição, o filme “os delírios de consumo de Becky Bloom” conta a história de uma jovem que não se satisfaz com pouco e acaba fazendo compras compulsivamente, assim se endividando completamente, o que acaba a levando a falência. Portanto, o consumo consciente além de ser importante para o meio ambiente também é preciso para que não se agrave mais as crises financeiras.
Segundo o site do G1, no Brasil, cerca de 76% da população, a partir dos 16 anos, não praticam o consumo consciente. Sem contar o grande número de crianças que veem divulgações de brinquedos e seus pais os compram mesmo os filhos tendo uma boa quantidade de brinquedos em casa, as vezes nem tão usados. Além disso, Vivienne Westwood, estilista britânica, sempre aconselhava seus seguidores a comprar menos, escolher bem e fazer durar, ou seja, um produto bem escolhido pode durar muito tempo e dessa forma o consumidor não precisaria comprar em excesso.
Constata-se, portanto, que é necessário combater o hiperconsumismo, de forma que os consumidores adotem o consumo consciente como um estilo de vida. Destarte, é necessário que o ministério de educação faça campanhas de conscientização, através de aulas implantadas na grade curricular ou propagandas na televisão e em redes sociais a fim de ensinar às crianças, adolescentes e jovens que o consumo consciente serve para que haja um meio ambiente e sociedade melhores. Além disso o consumo consciente também garante uma vida melhor para a geração atual e para as gerações futuras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada