Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#58836
O hiperconsumismo está diretamente relacionado à compra exacerbada de produtos que na maioria das vezes não têm uma função importante. Logo, a mídia atua como um dos mais importantes instrumentos para a expansão desse consumo exagerado, mostrando, em propagandas, produtos que o público teria mais interesse em consumir. Entretanto, além de fazer alusão a esse tipo de consumo a mídia também pode agir de forma que conscientize os telespectadores a comprar somente o necessário. Assim, tornando o consumo demasiado em um consumo consciente.
Primeiramente é importante ressaltar que tanto a televisão quando a internet possuem inúmeras propagandas que influenciam o público a consumir alguns produtos que geralmente não têm uma longa durabilidade, justamente para que assim que estrague o consumidor volte a comprar e desta vez um produto aparentemente mais evoluído e consequentemente mais caro. Em adição, o filme “os delírios de consumo de Becky Bloom” conta a história de uma jovem que não se satisfaz com pouco e acaba fazendo compras compulsivamente, assim se endividando completamente, o que acaba a levando a falência. Portanto, o consumo consciente além de ser importante para o meio ambiente também é preciso para que não se agrave mais as crises financeiras.
Segundo o site do G1, no Brasil, cerca de 76% da população, a partir dos 16 anos, não praticam o consumo consciente. Sem contar o grande número de crianças que veem divulgações de brinquedos e seus pais os compram mesmo os filhos tendo uma boa quantidade de brinquedos em casa, as vezes nem tão usados. Além disso, Vivienne Westwood, estilista britânica, sempre aconselhava seus seguidores a comprar menos, escolher bem e fazer durar, ou seja, um produto bem escolhido pode durar muito tempo e dessa forma o consumidor não precisaria comprar em excesso.
Constata-se, portanto, que é necessário combater o hiperconsumismo, de forma que os consumidores adotem o consumo consciente como um estilo de vida. Destarte, é necessário que o ministério de educação faça campanhas de conscientização, através de aulas implantadas na grade curricular ou propagandas na televisão e em redes sociais a fim de ensinar às crianças, adolescentes e jovens que o consumo consciente serve para que haja um meio ambiente e sociedade melhores. Além disso o consumo consciente também garante uma vida melhor para a geração atual e para as gerações futuras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A pandemia de negacionismo no mundo

Sob a perspectiva histórica, é fato[…]

Em uma sociedade onde ler se tornou tedioso, utili[…]

• O Aumento dá violência contra […]

Akirakun18 , Andree Desculpa te incomodar,mas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM