Por Lairiane
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É notório que a violência contra as mulheres é um problema constante, nao so no Brasil mas, no mundo. Esse ato nao é uma novidadedo século xxi, desde sempre as mulheres sofrem com violências (físicas, verbais, sexuais, psicológicas...), e na maioria das vezes são por seus parceiros.
Sabe-se que o número de mulheres agredidas, assaltadas, xingadas e desrespeitadas nem crescendo a cada dia e isso se torna um problema enorme porque todos os dias elas temem por sairem sozinhas ou tarde da noite. E isso acaba tirando uma parte da sua liberdade. Na novela "Fina estampa" a seleste é agredida fisicamente pelo Baltazar (seu companheiro) e na vida real nao é diferente, mais de 500 mulheres sao agredidas pelo seu companheiro diariamente
O medo, a familia e a justiça falha são uns dos motivos que impedem do problema ser resolvido. Em 2006 foi criada a Lei Maria da Penha que teoricamente foi feita para proteger as mulheres. Mas sabemos que na prática nao é bem assim. Os meios de prevenção as vítimas são artificiais e falho, ela nao tem a funcionalidade que deveria. Além disso 80% das vezes não são respeitadas pelo agressor, como o distanciamento da vítima. Em 2018 aconteceu um caso de estupro com Mari Ferrer, onde mesmo com câmeras, sêmen, exames entre outras provas que comprovam que foi estupro a justiça deu sentença de "estupro culposo" a André de Camargo Aranha (o agressor ) e ainda foi humilhada na audiência. Esse é um dos maiores motivos que levam uma mulher a não denunciar o agressor e acaba sendo mais uma vítima
Portanto medidas sao necessárias para resolver o impasse. A lei Maria da Penha poderia ser reformulada em relação aos meios de proteção a vítima e as suas punições. O poder judiciário poderia se encarregar para que a Lei seja realmente cumprida. Como dizia Immanuel Kant " o ser humano é aquilo que a educação faz dele", sendo assim, a escola em parceria com a polícia civil, poderiam dar palestras nas escolas para orientar os alunos em caso de serem vítimas e orientar sobre as punições para os agressores
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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