A punição por crimes cometidos por transgressores maiores de idade, tem a sua justificativa no texto do direito penal (código penal brasileiro), em seus artigos e incisos, pode-se perceber que a cada infração praticada, existe uma determinada punição, seja ela detenção (crimes simples), reclusão (crimes de alta periculosidade), essa forma abrange diversos tipos de delitos, furto, roubo (subtrair para ou para outrem mediante grave ameaça a pessoa), corrupção ativa, passiva, homicídio doloso, culposo, qualificado, entre outros.
A maioridade penal é justificada pelos adolescentes maiores de 18 anos, que se responsabilizam por atos contrários ao direito, diminuir a punição para atender a sociedade, é tanto conflituoso quanto problemático, temos uma nação dividida por valores diversos, culturas, costumes, raças, etnias e religião o que causaria de forma impactante a vida dessas pessoas e suas rotinas passariam a serem totalmente diferentes, ´no caso de diminuição da punição para 16 anos, esses infratores não cometeriam mais atos ilícitos´, comentou um policial rodoviário federal em entrevista a um canal de tv aberto, pois, com a nova lei de punição, os menores teriam outra visão sobre condutas contrárias ao direito.
Assim, é de inteira responsabilidade do estado, sociedade, órgãos públicos e autoridades policiais, estabelecerem medidas que acatem a segurança de todos, inclusive das pessoas que estão diariamente nas ruas, como palestras informativas, eventos sobre segurança, projetos de lei para dar autonomia aos policiais a agirem conforme a justiça declara em seu texto do código penal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.