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Por Alunaaamil
#82153
A Constituição Brasileira de 1988 garante os direitos fundamentais do Cidadão. No entanto, o que se observa é a ausência dessa garantia em relação a publicidade infantil no Brasil, pouco democratizada, e que se configura como um grave problema inconstitucional. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, que se deve ao silenciamento e a omissão governamental.
Em primeiro plano, observa-se o silêncio diante desta questão como um entrave no que tange ao problema. Segundo Djamila Ribeiro, "o silêncio é cúmplice da violência." Por esse ângulo, a falta de debates sobre o assunto traz um maior número de vítimas, tendo em vista que o silenciamento dificulta a solução do problema e o dissemina grandemente, prejudicando muitas crianças com publicidades abusivas.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da omissão do governo. Thomas Hobbes defende que o Estado tem o dever de garantir o bem-estar da nação. Nesse ponto de vista, infere-se que, para que o cidadão tenha seus direitos garantidos, o estado deve comprir o seu papel de fornecer as condições ideais. Porém, o que se observa na situação é o não cumprimento eficaz das instituições governamentais, contribuindo para persistência do problema.
Diante desse cenário, é indispensável intervir sobre o problema, para isso, o governo com ONGs devem investir na construção de um projeto "publicidades abusivas não", por meio da destinação de verbas, a fim de reverter o silenciamento. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nas mídias sociais, para que a população tome conhecimento. Em paralelo, é necessário intervir sobre a omissão governamental presente na questão. Assim, será possível uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos garantidos na Constituição de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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