Primeiramente, é importante ressaltar que a abusividade da publicidade surge da má fé nas propagandas. Segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento, 80% dos produtos licenciados são destinados ao público infantil. Ademais, vale lembrar que um produto sem a estampa de algum personagem não detém o interesse da criança. Consequentemente, essa prática incentiva às crianças a criarem uma dependência ao objeto exibido com a promessa de que serão melhores ou bem aceitas, o que ocasiona um estresse aos pais que ficam obrigados a adquirir o item do anúncio. Logo, políticas públicas são necessárias para o combate a abusividade nas propagandas infantis.
Além disso, vale expor também o incentivo a hábitos alimentares não saudáveis, o que acarreta a obesidade infantil. Conforme previsão do Ministério da Saúde, quase metade das crianças serão obesas em 2022. Dessa forma, observa-se que as propagandas de alimentos industrializados - cheios de conservantes e açúcares -, é o que intensifica os casos de obesidade no país e resulta em distúrbios para até a vida adulta da criança, em virtude do sedentarismo e o fast-food. Por isso, é fundamental que haja um supervisionamento da publicidade alimentícia para que a previsão do Ministério da Saúde não se concretize.
Portanto, medidas públicas são essenciais para resolver o problema publicitário. Assim, cabe ao Poder Legislativo, por meio de projeto de lei, sancionar o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitário e definir sanções como multa e pena de detenção para o descumprimento e excesso nas propagandas infantis. Para isso, será preciso a criação de um órgão estatal para exercer o poder de polícia ou delegar essa função à outra entidade, como ao PROCON por exemplo. Dessa maneira, as crianças não serão reféns dos anunciantes e terão uma vida mais saudável, não sendo estatística ao número de casos de obesidade infantil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.