Avatar do usuário
Por LaurenBR
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98339
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde, segurança e bem-estar social. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a violência contra a pessoa idosa, dificultando, deste modo, a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro no Brasil.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o tratamento desumano de idosos. Nesse sentido, tanto negligencia como a impunidade aos maus tratos agravam o problema, dando a sensação de liberdade para praticar tal ato ao agressor e de incerteza aterrorizante aos mais idosos. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde e segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar o abando familiar como impulsionador da problemática no Brasil. Segundo o IBGE, quase metade das denuncias provem de negligencia. Diante de tal exposto, é perceptível o impacto da falta de zelo dos responsáveis pela integridade física assim como a moral dos idosos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio dos Ministérios da Justiça e da Mulher, Família e Direitos Humanos, seja convertida em leis e meios de acompanhamento humanizado aos idosos de nosso país com punições severas para tal ato, além de um assistencialismo preocupado com esta parcela vulnerável da população, a fim de coibir estes crimes e garantir os direitos dos idosos. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na carta adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas que delineia os direitos humanos mais básicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por LaurenBR
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98341
Preciso treinar o básico o máximo possível, tem como me ajudar @HachiZZZZ ?
Qualquer um com dicas e opiniões me ajude por favor.
0
Avatar do usuário
Por HachiZZZZ
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98342
Oooi, @LaurenBR , tudo bem?
Corrigi seu redação e, no geral, está muito bom, de verdade!
Porém, acho que há alguns pontos que você deve se atentar:
1) Atenção à grafia de alguns palavras:
    negligencia - negligência
      abando - abandono
        denuncias - denúncias

        2) Explicite mais quais serão as bases da sua argumentação na tese, é sempre bom deixá-las bem claras ao corretor.

        3) Aprofunde sua argumentação. O repertório utilizado é sim válido, mas é preciso aprofundamento das ideias para torná-lo produtivo, além de explicitar suas ideias. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você poderia ter exemplificado a impunidade e os maus tratos sofridos pelos idosos. Já no parágrafo seguinte, somente usar um dado estatístico não defende uma ideia, você poderia, por exemplo, ter apontado mais consequências deles.

        Espero ter ajudado! :D
        0
        Avatar do usuário
        Por HigorCard
        Tempo de Registro Quantidade de postagens
        #98345
        Boa noite, Lauren!

        Também fiz algumas correções no privado sobre a tua redação. Dá uma olhadinha lá, se não conseguir achar a mensagem, comente aqui que eu colo ela aqui.

        Um mero concurseiro em busca da tão sonhada aprovação...
        0
        Avatar do usuário
        Por abiaacs
        Tempo de Registro Quantidade de postagens
        #98348
        boa noite,@LaurenBR,

        complementando o que foi muito bem pontuado pelo @HachiZZZZ, vou fazer uma brevee correção e recomendarei alguns vídeos para você assistir.

        [] - erros;
        () - correções;
        {} - observações.

        Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde, segurança e bem-estar social. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a violência contra a pessoa idosa, dificultando, deste modo, a universalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro no Brasil. {procure falar dos fatores que serão discutidos ao longo do texto, aqui na introdução.}

        {1- Em uma primeira análise}, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o tratamento desumano de idosos. Nesse sentido, tanto negligencia {de quem?} como a impunidade aos maus tratos agravam o problema, dando a sensação de liberdade para praticar tal ato ao agressor e de incerteza aterrorizante aos mais idosos. (N)Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem [de] (dos seus) direitos indispensáveis, como a saúde e segurança, o que infelizmente é evidente no país. {ausência do tópico frasal de finalização}

        obs. d1:
        - {1} conectivos como, Em primeiro lugar, Em primeiro plano, De início, Inicialmente; são conectivos para serem usados na introdução e não depois dela. Procure usar: Nesse sentido, Diante desse cenário, Sob esse viés...

        Ademais, é fundamental apontar o abando familiar como impulsionador da problemática no Brasil. {ausência de conectivo} Segundo (pesquisas pesquisas feitas pel)o IBGE, (no ano de DATA, relata que) quase metade das denuncias provem de negligencia. Diante de tal exposto, é perceptível o impacto da falta de zelo dos responsáveis pela integridade física assim como a moral dos idosos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

        Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Tribunal de Contas da União direcione capital {direcionar dinheiro para onde?} que, por intermédio dos Ministérios da Justiça e da Mulher, Família e Direitos Humanos, seja convertida em leis e meios de acompanhamento humanizado aos idosos de nosso país com punições severas para tal ato {o agente mencionado não cumpre a função de criar leis}, além de um assistencialismo preocupado com esta parcela vulnerável da população, a fim de coibir estes crimes e garantir os direitos dos idosos. Assim, [tornar-se-á] (será) possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na carta adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas que delineia os direitos humanos mais básicos. {você apresentou duas causas, logo é necessário duas propostas de intervenção}

        Obs. conclusão
        - Antes de fazer sua conclusão tente fazer um esqueleto, para que não cause confusão no momento da escrita. Faça assim:
        Agente: Poder legislativo
        Meio: Por meio da criação de uma lei específica,
        Ação: deve punir mais severamente os crimes que são cometidos contra idosos.
        Finalização: Afim de desmotivar qualquer ato que seja contra a liberdade do idoso e garantir todos os seus direitos.
        O detalhamento, você escolher. Eu prefiro detalhar o agente pq ele é mais fácil, mas você pode detalhar qualquer um dos 4 acima. Para o agente ficaria: cuja a função é exercida pelo parlamento; Para o meio: como a cartilha do Estatuto do Idoso; Para a ação: como em ações que não sejam afiançáveis, o qual garante a punição do agressor pela sua privação de liberdade...

        Observações gerais:
        - Espero que tenha compreendido o que eu falei. Mais adiante está os vídeos.

        DESENVOLVIMENTO:



        CONCLUSÃO:

        Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
        Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
        0
        Avatar do usuário
        Por LaurenBR
        Tempo de Registro Quantidade de postagens
        #98462
        Muito obrigado pela ajuda de todos. Vou tentar melhorar um pouco antes da prova, tomara que dê tempo 😅
        1
        Similar Topics
        Tópicos Estatísticas Última mensagem
        2 Respostas 
        804 Exibições
        por Theuzim99
        Preciso de uma correção, por favor
        por baja    - In: Outros temas
        1 Respostas 
        979 Exibições
        por JOAO155
        7 Respostas 
        309 Exibições
        por EllenAdNaCo
        0 Respostas 
        62 Exibições
        por skuvusgsfs
        0 Respostas 
        115 Exibições
        por josebarros
        0 Respostas 
        267 Exibições
        por liriell
        1 Respostas 
        91 Exibições
        por anaclaraca04
        3 Respostas 
        161 Exibições
        por Luanmoon17
        4 Respostas 
        144 Exibições
        por Lari987
        1 Respostas 
        125 Exibições
        por gabrielwyc

        O filme Pequena Miss Sunshine levanta uma critica […]

        "O saber fornece meios para alterar o pan[…]

        JoaoPedro72 Wesley529 Ana20rosa isas522 […]

        A declaração Universal dos direitos […]

        Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

        Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM