Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91879
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Danos derivados do lixo eletrônico

Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

Em princípio, segundo o Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo (USP), os metais classificam-se em:
  • Elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio;
  • Micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio;
  • Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel.
Em seguida, a contaminação por meio dos elementos acima, a depender da dose, desencadeia desde sintomas de curto prazo, agudos e visíveis até de médio e longo prazo por todo o organismo.

Por consequência, os danos à saúde são diversos e, para exemplificar, separamos os sintomas decorrentes pela contaminação através dos metais pesados comumente presentes em um computador. Veja abaixo.
  • Chumbo: seus sintomas, dependendo da quantidade que levou o indivíduo à contaminação, pode incutir em vômitos, diarreia, convulsões, ao coma ou à
  • morte;
  • Bário: causador de edemas cerebrais, fraqueza muscular, danos ao coração, fígado e baço;
  • Mercúrio: causador de danos cerebrais e no fígado;
  • Arsênico: a depender da exposição crônica ou continuada, é causador de doenças de pele, diminuição da velocidade de transmissão dos impulsos nervosos e câncer de pulmão;
  • Cádmio: provoca fraqueza, febre, dores de cabeça, calafrios e dores musculares;
  • Cloreto de polivinila (PVC): quando inalado, é causador de problemas respiratórios.

TEXTO II

Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico na América Latina

Estima-se que, até 2050, o mundo produzirá cerca de 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Ao calcular, anualmente, o valor da produção de lixo eletrônico global o resultado já supera a casa dos US$ 62,5 bilhões, o que corresponde mais que o PIB de vários países, conforme relatório divulgado pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) e pela Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico.

O Brasil é quem lidera a posição de produtor de lixo eletrônico na América Latina, ocupa o 7º lugar nesse ranking, ficando atrás de China, Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha e Reino Unido. O País gera, em média, 1,5 milhão toneladas, por ano. Apesar do acúmulo de rejeitos ser expressivo, o que mais assusta é a forma como esses resíduos são tratados: apenas 3% do lixo eletrônico brasileiro é coletado para ser reciclado ou descartado de maneira adequada.

Um dos problemas críticos está relacionado à falta de locais reservados exclusivamente para o descarte apropriado de lixo eletrônico. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que menos de 20% desse lixo é reciclado de maneira formal no mundo. Já os outros 80% são depositados em aterros ou reciclados informalmente, causando a exposição direta de trabalhadores a metais pesados, boa parte deles com substâncias cancerígenas.


TEXTO III
Redação Os riscos e as consequências da alta produção do lixo eletrônico na sociedade brasileira2.png
Redação Os riscos e as consequências da alta produção do lixo eletrônico na sociedade brasileira2.png (576.33 KiB) Exibido 266 vezes

TEXTO IV

Aumento do lixo eletrônico afeta saúde de milhões de crianças, alerta OMS

Com o objetivo de recuperar materiais valiosos como cobre e ouro, trabalhadores correm o risco de exposição a mais de mil substâncias nocivas, incluindo chumbo, mercúrio, níquel, retardantes de chamas bromados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA).

Para uma futura mãe, a exposição ao lixo eletrônico tóxico pode afetar a saúde e o desenvolvimento de seu feto para o resto da vida. Os potenciais efeitos adversos à saúde incluem natimortos e prematuros, bem como baixo peso e estatura ao nascer. A exposição ao chumbo em atividades de reciclagem do lixo eletrônico tem sido associada a pontuações de avaliação neurológica comportamental neonatal significativamente reduzidas, aumento das taxas de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), problemas comportamentais, mudanças no temperamento infantil, dificuldades de integração sensorial, redução dos escores cognitivos e linguísticos.

Outros impactos adversos à saúde infantil associados ao lixo eletrônico incluem alterações na função pulmonar, efeitos respiratórios, danos ao DNA, prejuízos à função da tireoide e aumento do risco de algumas doenças crônicas tardias, como câncer e doenças cardiovasculares.


PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Os riscos e as consequências da alta produção do lixo eletrônico na sociedade brasileira” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por Suelen17
Quantidade de postagens
#95246
No livro "A história das coisas", a ambientalista Annie Leonard abrange sobre a alta produção de resíduos e seus impactos em relação ao planeta, sob esse viés pode-se afirmar que o lixo eletrônico resultou em um problema ambiental provocado pelo crescimento desenfreado do consumismo tanto quanto ao descarte inadequado.
Primordialmente, é essencial destacar os meios de divulgação de informação já que são os principais influenciadores no aumento do consumismo. No filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” mostra como os gastos excessivos afetam a vida da protagonista enquanto ela tenta controlar sua vida financeira. Fora da ficção, o filme trata-se da realidade do Brasil, pois as mudanças nos aparelhos eletrônicos que a empresa necessita para as inovações no sistema tecnológico, levam-os a um desuso, dessa maneira resulta no aumento de uma sociedade capitalista.
Ademais, é necessário realçar o descarte inapropriado de resíduos nos solos na qual se faz evidente no cotidiano brasileiro. Segundo Robert Green Ingersoll, pensador e líder político, "não há nada no mundo, nem recompensa, nem castigo, o que há são consequências". Análogo a isso, o pensador formaliza uma análise com relação à decorrência da problemática apresentada. Com isso a ocorrência do fato é capaz de provocar a contaminação dos solos, por conseguinte a situação precisa se modificar.
Infere-se, portanto, que as adversidades apresentadas sejam superadas de imediato. Cabe, então à secretaria do meio ambiente, órgão responsável pela conservação e preservação ambiental juntamente com às escolas, que por intermédio de palestrantes capacitados na área ambiental e de verbas governamentais, criar usinas para os lixos eletrônicos e orientações sobre o consumo consciente, a fim de que compreendam a respeito do descarte inapropriado como também o crescimento desenfreado do consumo. Dessa forma, haverá uma redução dos problemas apresentados.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
1305 Exibições
por Helena123
0 Respostas 
185 Exibições
por Agenetos
6 Respostas 
375 Exibições
por GabEndo
4 Respostas 
69 Exibições
por Tuly14
3 Respostas 
83 Exibições
por ManoelSan
0 Respostas 
19 Exibições
por AnaBeatrizz
1 Respostas 
15 Exibições
por Vfarias
0 Respostas 
43 Exibições
por acarolsd
3 Respostas 
92 Exibições
por JoaoEnrik
2 Respostas 
84 Exibições
por Guimo3XD

Muito bom, da uma olhada nas redaçõe[…]

Ao afirmar em sua célebre canç&atild[…]

O debate

Em 2021, o famoso cantor sertanejo, Zé Neto[…]

Desastres Ambientais

Greta Thunberg é uma jovem ativista que lut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM