Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#1937
Leia com atenção os seguintes textos:

TEXTO 1:
O trabalho infantil na realidade brasileira.jpeg
TEXTO 2:
“A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso País. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhes são reconhecidos: por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo ético.”
(Xisto T. de Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil. Diário de Natal. 21/10/2000.)

TEXTO 3:
“Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de jovens marginais e delinqüentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima das portas das casas.”
(Joel B. Marin. O trabalho infantil na agricultura moderna. www.proec.ufg.br.)
TEXTO 4:
“Art. 4º. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
(Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.)

Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema: O trabalho infantil na realidade brasileira.

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.

Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.
• O rascunho pode ser feito na última folha deste Caderno.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por beatrix124
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46973
Consoante ao poeta Cazuza, "Eu vejo o futuro repetir o passado", o trabalho infantil na realidade brasileira não é um problema atual. Desde muito tempo essa vicissitude é uma realidade. No entanto, problemas persistem na contemporaneidade, seja pela ausência de medidas governamentais ou pela miséria que há país.
Em uma primeira análise, a constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 6º, que todos tem direito a emprego. Porém esse direito não tem sido atendido em ênfase na atualidade. Com a falta de oportunidades de trabalho, os responsáveis por essas crianças e adolescentes acabam optando por colocar as mesmas para trabalhar, seja em trabalho comercial ou em serviços braçais. Essa liquidez que influi sobre a questão do trabalho infantil funciona como um forte empecilho para sua resolução
Ademais, é fundamental apontar a pobreza como impulsionador do trabalho infantil no Brasil. Segundo dados do IBGE 5.438 milhões de crianças e adolescentes trabalham atualmente, dessa maneira pode-se observar que essas crianças trabalham em busca de renda familiar. Sob lógica essas crianças sofrem precocemente, pois elas estão deixando de aproveitar sua infância, alcançar conhecimento do cotidiano e sem querer rejeitando a educação, para se expor ao trabalho todos os dias. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder Público, crie programas que ajude a população carente, como por exemplo o Bolsa Família. Alem disso as escolas devem criar atividades que incentivem a formação acadêmica das crianças e adolescentes, e que as ONG's ajudem essas crianças em situações de risco. Assim, torna-se-á possível a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
1
Avatar do usuário
Por erasedchris
Quantidade de postagens
#123326
Existem muitos problemas com o trabalho infantil no meio artístico. Na maior parte dos casos, a criança entra neste meio por conta da influência dos pais, que veem o filho como uma oportunidade de realizar o próprio sonho frustrado e acaba basicamente obrigando o filho(a) a seguir o caminho artístico. segundo o filósofo francês Albert Camus "Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento." Pois com esse contato tão prematuro a atuações, a criança tem uma mente fraca e por muitas vezes não conseguem diferenciar a realidade da ficção da qual ela está atuando, oque acaba causando problemas psicológicos na criança.
Um caso muito famoso e recente seria o da Jennette McCurdy, que sofreu muito do trabalho infantil por conta de sua mãe que tinha o sonho de ser uma atriz famosa mas acabou não quase que nenhuma atenção dos produtores de HollyWood. Sua mãe já havia a colocado em outros papéis mirins, mas quando a Jennette McCurdy foi atuar em Icarly, sua carreira estourou com uma incrível atuação e carisma de sua personagem (Sam). E recentemente ela decidiu expor quase tudo que sofreu na época, lançando o livro "I'm Glad My Mom Died" onde ela conta relatos onde sofreu diversas abusos psicológicos por parte de sua mãe, que não a deixava comer para ter um corpo perfeito e para conseguir mais papéis com o corpo perfeito segundo os padrões de beleza da época. Ela neste livro também comenta que odiava ser atriz e não gostava de atuar nesta série, pois a deixava envergonhada e que se arrepende de ter participado. Ela também comenta sobre outros abusos cometidos pelos produtores da série, onde o produtor deu à ela bebidas alcoólicas mesmo sendo menor de idade e a massageou nos ombros de forma inadequada e diversos outros relatos.
Outra situação que ocorreu foi o ator mirin Felipe Paulino, da qual sofreu terror psicológicos para ter medo de outro ator e ter um desempenho melhor nas camêras. Apenas depois que completou 18 anos teve a coragem de assistir a cena que ele mesmo gravou por conta do trauma que o persegue até os dias de hoje. Quando atuou no filme “A Cidade De Deus” seu cachê foi de R$7000, do qual ele não aproveitou nem mesmo 1 real da quantia, já que seu pai que o colocou neste papel traumatizante utilizou de forma inconsistênte e que não agregou na vida de Felipe.
Contudo, atores mirins em produções são uma parte importante na maioria dos produtos áudios visuais artísticos onde é necessário a participação de atores com características infantis para que haja sentido de forma narrativa e que não perca a proposta da mensagem passada por tal. É necessário a intervenção de instituições de poder como o MPT para regular e mantar as crianças de ambientes insalubres e protegidas de maus tratos por parte dos país e da empresa da qual ela está trabalhando. E também para manter a criança que está trabalhando com uma carga horária que não prejudique a educação e nem o aprendizado. Sem contar que a escola da qual a criança estuda deve sempre manter contato com os pais casa haja alguma irregularidade com a frequência do aluno e/ou da performance que o aluno está desempenhando.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
81 Exibições
por loolua
0 Respostas 
184 Exibições
por ilaurapaiva
0 Respostas 
86 Exibições
por alunotavio
0 Respostas 
84 Exibições
por alicepires
0 Respostas 
78 Exibições
por rebecasuyany
0 Respostas 
324 Exibições
por ludmillalx
0 Respostas 
97 Exibições
por marcelo17H
0 Respostas 
59 Exibições
por luizas
2 Respostas 
93 Exibições
por Drpdc
0 Respostas 
43 Exibições
por nandacxt

De acordo com o inquérito 641%, dos inquer[…]

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM