Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#92081
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

As profissões do futuro e seus desafios são áreas que possuem grande tendência de valorização nos próximos anos. Além disso, essas ocupações também estão geralmente relacionadas à familiaridade com o uso de tecnologias, devido às transformações tecnológicas implementadas nas empresas.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, as profissões do futuro apresentaram um crescimento de 51% até o ano de 2021. Além disso, o estudo também projeta que essas ocupações corresponderão a 6,1 milhões de oportunidades ao redor do mundo.

O surgimento das novas tendências e necessidades, aumentam a procura por colaboradores capacitados. Aqueles que são capazes de desempenhar funções específicas são valorizados e o preço cobrado por hora de trabalho também cresce, principalmente quando não há grande oferta de profissionais com o mesmo perfil.

As novas oportunidades também são acompanhadas de mudanças no mercado e desafios. Esses fatores estão relacionados às habilidades requeridas pelos indivíduos, assimilando novos conhecimentos e desempenhando-os em suas novas funções.

TEXTO II

PROPOSTA TEMA As profissões do futuro e seus desafios2.png
PROPOSTA TEMA As profissões do futuro e seus desafios2.png (193.65 KiB) Exibido 1966 vezes

TEXTO III

As mudanças para o futuro do trabalho são inevitáveis: controle de informações, novas formas de trabalho, segurança no ambiente virtual e acesso à informação são benéficos, mas também apresentam seus desafios. É o que observa a empresa de executive search Robert Half.

Nesse contexto, o dever dos profissionais é inspecionar os avanços e evitar as distorções que podem ser causadas por esse novo conceito de trabalho. É importante conhecer os principais elementos que devem deixar a força humana de trabalho sempre alerta.

1. Privacidade
Não há como falar em tecnologia sem pensar em privacidade. Uma rede que proporciona conexão ao mundo todo precisa ser muito bem protegida, tanto no que diz respeito aos nossos dados quanto na idoneidade das informações que chegam até nós. Saber quem será o grande responsável por esse controle, além da própria sociedade, é um dos desafios.

2. Senso humano
Se o comportamento social, interação no ambiente público, escolhas afetivas, estilos de vida e maneira de trabalho serão afetadas pela tecnologia, o que acontecerá com o senso humano?

Existem habilidades que as máquinas não contemplam, como o pensamento crítico e a inteligência emocional. Cabe aos indivíduos entender a importância da sensibilidade humana para o futuro do trabalho, de modo que sejam fundamentais para a interpretação dos resultados fornecidos pelas máquinas.

3. Mau uso da inteligência artificial
Saber diferençar avanço e progresso de projetos elaborados para prejudicar a humanidade pode não ser tema de filme de ficção científica, mas da realidade.

Será que não é hora de a sociedade estudar a possibilidade de uma nova legislação, que possa mediar a programação e coloque limites no uso da inteligência artificial? Essa é uma reflexão importante para ser feita em todo esse contexto.


TEXTO IV

PROPOSTA TEMA As profissões do futuro e seus desafios.jpg
PROPOSTA TEMA As profissões do futuro e seus desafios.jpg (903.61 KiB) Exibido 1969 vezes


PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “O jovem do século XXI e os desafios com as profissões do futuro” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por deboraal3
Quantidade de postagens
#92553
O crescimento vertiginoso de profissões no campo da tecnologia é muito atrativo para jovens que almejam trabalhar em casa ou até mesmo estudar a distância . A Constituição Federal de 1988 documento jurídico mais importante do país , prevê em seu art 205, o direito a educação básica para crianças e adolescentes como inerente a todo cidadão brasileiro. A educação está muito mal, por falta de atenção dos governantes em não proporcionar aos professores condições para preparar os estudantes a enfrentar o caminho da profissão, contudo, tal prerrogativa não se reverbera com ênfase na prática quando se observa os desafios que as profissões do futuro podem ter. Faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Dessa forma , é válido analisar, que deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para a precária educação oferecida. Nesse contesto, as escolas públicas em diferentes estados não oferecem aos estudantes boa qualidade de ensino, falta infraestrutura nas instalações e professores qualificados. Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo contratualista Jonh Locke configura-se uma violação do ´´ Contrato Social ´´, já que o estado não cumpre sua função de garantir aos cidadãos que desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação básica o que infelizmente é uma realidade no país.
Ademais, é fundamental apontar, segundo matéria publicada pelo jornal EL País; jovens que ainda estão na escola, cerca de 65% das profissões do futuro precisão ter uma base consolidada no ensino básico como impulsionador da precariedade da rede pública de ensino no Brasil. A preservação da educação como fonte de conhecimento é imprescindível.
Portanto, medidas são necessárias para resolver está problemática. O Ministério da Educação deve intensificar investimentos no ensino médio público por meio de um projeto de lei a ser entregue a Câmara dos Deputados. Nele deve constar, verbas para repasse estadual como forma de incentivos educacionais para escolas estaduais melhorando a qualidade do ensino. Espera-se com essa medidas, que os desafios das profissões do futuro não sejam uma barreira.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
8904 Exibições
por marialeti19
0 Respostas 
22744 Exibições
por vitorbot
2 Respostas 
850 Exibições
por LeticiaBF
0 Respostas 
524 Exibições
por MilaLucarely
0 Respostas 
10764 Exibições
por maryju
6 Respostas 
5128 Exibições
por Vfarias
0 Respostas 
306 Exibições
por lele21
1 Respostas 
361 Exibições
por Sofia14
2 Respostas 
1313 Exibições
por Sofia14
0 Respostas 
428 Exibições
por Gio7
O feio e o bonito

A padronização estética atual[…]

Na obra "Utopia", do escritor in[…]

No que concerne a "O direto de ir e vir n[…]

luiz filipe laura loyse Carla ionara iara0

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM