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Por francis
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#1986
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "O histórico desafio de se valorizar o professor", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
A escolha profissional passava necessariamente pela ideia de frequentar um curso de qualidade, que dava uma excelente cultura geral e preparo adequado para exercer uma profissão que era reputada como digna e prestigiada, fosse ela exercida por homens ou por mulheres. A figura da mulher que lecionava era bem aceita e apontada às moças como exemplo de honestidade e ideal a ser seguido. O mesmo acontecia com o professor. A família tinha a figura da professora e do professor em grande consideração e estes detinham um prestígio social que estava em claro desacordo com a remuneração salarial percebida. Eles desfrutavam um prestígio advindo do saber, e não do poder aquisitivo.
Fonte: ALMEIDA, J. S. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).
TEXTO II
O histórico desafio de se valorizar o professor.jpg
Disponível em: hppt://www.sinpro-rs.org.br. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).
TEXTO III
O estatuto social e econômico é a chave para o estudo dos professores e da sua profissão. Num olhar rápido, temos a impressão que a imagem social e a condição econômica dos professores se encontram num estado de grande degradação , sentimento que é confirmado por certos discursos das organizações sindicais e mesmo das autoridades estatais. Mas, cada vez que a análise é mais fina, os resultados são menos concludentes e a profissão docente continua a revelar facetas atrativas. É evidente que há uma perda de prestígio, associada à alteração do papel tradicional dos professores no meio local: os professores do ensino primário já não são, ao lado dos párocos, os únicos agentes culturais nas aldeias e vilas da província; os professores do ensino secundário já não pertencem à elite social das cidades.
Fonte: NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Ed.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995 (adaptado).
TEXTO IV
O histórico desafio de se valorizar o professor.png
Disponível em: http://www.sinprodf.org.br . Acesso em: 26 jun 2015
INSTRUÇÕES:
  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
    Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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Por Lara2007
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#120260
Rubem Alves afirmou certa vez que "Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu". Atualmente, a transmissão dos saberes é um papel, majoritariamente, ligado ao professor, profissão que não tem recebido o devido prestígio tanto pela sociedade quanto pelo governo. Os professores são desvalorizados devido a salários aviltantes, a crescente falta de respeito dos alunos nas salas de aula, carga horária excessiva e falta de infraestrutura no local de trabalho, principalmente na rede pública. Além disso, a soma de todos esses fatores os torna vítimas de elevados níveis de estresse.

O trabalho dos professores não se limita ao seu local de trabalho, demandando diversas "horas extras" em casa - corrigindo tarefas, avaliações, e outros. Infelizmente, a carreira é marcada por baixos salários, que não fazem jus a carga horária, tornando o trabalho exaustivo, uma pesquisa conduzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontou que menos de 20% dos docentes no Brasil estão contentes com a remuneração que recebem. Esse índice destaca-se negativamente em relação aos demais países latino-americanos, e se torna ainda mais discrepante quando comparado com nações mais prósperas e avançadas.

Ademais, a falta de infraestrutura, principalmente na rede pública, causada pelo descaso do governo em relação ao ambiente de aprendizado e o crescente desrespeito dos alunos nas salas de aula, devido a falta de reação da sociedade, apenas agravam o histórico de desvalorização destes profissionais. De acordo com o Jornal Nacional, apenas uma a cada 20 escolas públicas de ensino fundamental no Brasil tem uma estrutura mínima adequada para a educação. Um levantamento concluiu que faltam bibliotecas, laboratórios e até tratamento de esgoto. Más condições nos locais de trabalho e o desrespeito afetam os professores, em pesquisas realizadas pelo Ibope, em 2007, ficou constatado que a grande maioria destes profissionais, em especial os da rede pública, são vítimas de estresse, que é prejudicial a saúde. Logo, é de se esperar que se aposentem mais cedo.

Portanto, cabe ao Estado, juntamente com o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, investir em infraestrutura, melhorando o ambiente de trabalho dos docentes, bem como aumentar os seu salários, para que estes se tornem condizentes com a realidade. Além disso, a mídia, como um dos principais meios de comunicação, devia ressaltar o valor que os professores têm para a sociedade, ressaltar a importância deles, e, consequentemente, o respeito que lhes é devido. Para que assim, a nossa sociedade caminhe em busca de um bem maior: garantir uma educação de qualidade.
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