- 20 Set 2023, 21:53
#122118
O empreendedorismo sempre esteve na vida humana, desde a descoberta do fogo e agricultura, a eletricidade e a indústria, buscando mudar o mundo de alguma forma para torná-lo melhor. De fato, há um grande crescimento de empreendedores surgindo no Brasil, porém, tem se destacado as absurdas taxas e tributos, que dificultam a entrada de mais desses indivíduos no mercado, mostrando os principais desafios enfrentados atualmente.
Fala-se também da inconfibilidade do sistema político-econômico brasileiro para os investimentos estrangeiros, pois sabe-se que a falta de incentivos governamentais pode tornar o lugar menos atraente e impedir que os cidadãos consigam contribuir para a economia local. Outrossim, há várias leis que alimentam o tabu de criar uma empresa, porque o custo em manter o funcionário e o estabelecimento ativo é alto, propiciando ao falimento e a escassez de empresas nacionais, ficando apenas as multinacionais dominando a economia.
Além disso, vale salientar que grande parte da população procura por um emprego remunerado, a fim de poder se sustentar com o salário que ganha, mas quando a maioria não consegue isso, isto é, ser contratado por uma empresa por meio do regime celetista, algumas pessoas são comovidas pelo empreendedorismo e passam a vender os próprios produtos e serviços, conseguindo manter as contas em dia como troca do esforço exercido.
Com base no mercado brasileiro e na realidade que os trabalhadores enfrentam ao empreender, é preciso que as autoridades aumentem os incentivos fiscais com a criação de um projeto de lei que atende os impostos, acentuando a participação de empresas nacionais devido aos custos baixos. Ademais, a educação é essencial para encorajar os alunos com o empreendedorismo, pois possibilita aos jovens criarem os próprios negócios no futuro, tornando o lugar com uma qualidade de vida melhor e gerando empregos a longo prazo. Assim, a expectativa da população em relação ao Brasil mudaria, permitindo que eles desenvolvam novas soluções para os problemas sociais que prevalecem até hoje.