Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2688
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A questão do lixo na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
O lixo que está no oceano pode vir de fontes marinhas, como de navios e da pesca. No entanto, 80% vêm de fontes terrestres. Então, esse lixo é seu! As cidades litorâneas, como muitas vezes despejam o lixo direto no mar, são grandes responsáveis pelo descarte desse material nos oceanos. Porém, a sujeira jogada nos rios e estuários que correm pelo interior do país, eventualmente, também vai parar no mar.
Além dos impactos na vida marinha e no meio ambiente, o lixo nos oceanos pode te afetar diretamente. Sabe aquele feriadão no litoral? Agora imagina como seria se aquela praia linda que você frequenta ficasse cheia de lixo. Esse é um dos impactos estéticos associado ao problema. Parte dos plásticos e outros resíduos que foram jogados nos oceanos acabam parando na costa e ainda por cima deixam a água imprópria para aquele seu banho de mar. Dessa forma, todo o turismo da região é prejudicado.
Uma solução fácil e pouco utilizada é a reciclagem. De novo esse papo de reciclagem? Pois é, apesar de muito falado e simples de fazer, ainda são poucos aqueles que separam seu lixo. No Brasil, apenas 3% do lixo é reciclado segundo estimativa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2014. Reciclar não é nada complicado. Basta ter dois cestos de lixo e separar o que é orgânico (restos de alimentos) do que é reciclável (plástico, vidro, papel, etc). O ideal é dar uma lavada nos recipientes que você vai reciclar, para retirar os resíduos de alimento.
Tá, então é só separar o lixo e o problema acaba? Seria ótimo, mas acontece que os programas de coleta seletiva não chegam a todas as regiões do país. Em um estudo realizado pelo Cempre, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, observa-se que 85% dos brasileiros podem até fazer a separação, mas não vai passar um caminhão especial em suas casas para levar o material separado para o destino correto. Ou seja, das mais de cinco mil cidades do país, apenas 1055 tem programas de reciclagem.
TEXTO II
Função de cada setor em relação ao lixo plástico nos oceanos
A questão do lixo na sociedade brasileira.png

TEXTO III
O Brasil tem uma produção de resíduos sólidos por habitante por ano semelhante à de países desenvolvidos, mas ainda tem um padrão de descarte equivalente ao dos países pobres, com envio para lixões a céu aberto e pouca reciclagem. É o que mostra uma análise feita pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) por ocasião dos seis anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, comemorados no começo do mês.
O Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano, quantidade similar à de países como Croácia (também 387), Hungria (385) e maior que a de nações como México (360), Japão (354) ou Coreia do Sul (358). Mas só destina corretamente pouco mais da metade do que coleta (58%), enquanto esses países trabalham com taxas mínimas de 96%. Em termos de destinação do lixo, o Brasil está mais parecido com a Nigéria (apenas 40% vai para o local adequado).
A análise considerou dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, produzido anualmente pela Abrelpe (os mais recentes são os de 2014), em comparação com o relatório internacional lançado neste ano pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma) – o Global Waste Management Outlook – que estimou a situação dos resíduos em todo o mundo.
O estudo global calculou que em todo o mundo 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são produzidas anualmente e que 3 bilhões de pessoas (quase 50% da população mundial) não contam com a destinação final adequada dos resíduos.
Disponível em: http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente-se/brasil-produz-lixo-como-primeiro-mundo-mas-faz-descarte-como-nacoes-pobres/

TEXTO IV
A questão do lixo na sociedade brasileira1.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#17532
Gente, não é para postar redações aqui!!!
Este tópico é para discussões sobre o tema.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
0
Avatar do usuário
Por Nildo123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68378
Tema: O lixo e a sociedade de consumo no Brasil



Consoante o sociólogo alemão Danherdorf no livro “a lei e a ordem” a anomia é uma condição social onde as normas reguladoras do comportamento das pessoas perderam sua validade. Contudo, o consumismo aumentou, mas a sociedade ausentou o que o excesso poderia causar. Nesse sentido, o consumo de bens em superabundância gerou preocupações, pois as camadas de lixo cresceram nas rodovias das cidades. Sob tal ótica, como uma condição social os indivíduos deveriam refletir antes de realizar tais ações, pois esses impasses dos acessórios descartados, são causadores de entupimentos de córregos e bueiros.

Mormente, objetos como sacolas plásticas, papéis e vidros são coisas que as pessoas têm dentro de suas casas, no qual irão procurar um lugar para jogar fora, e esse local está sendo justamente as vias das cidades por ser um ambiente de fácil acesso no que acabam vitimizadas desses objetos indesejáveis. Dessa forma, aumentando os causadores dos acúmulos nas bocas de esgotos, provocando a poluição e trazendo malefícios como o mau cheiro, as doenças e as enchentes.

Outrossim, ocasionadores de fechamentos das sarjetas por certamente o preenchimento nas aberturas. Segundo a ambientalista Andrea Toyoo “Quem ama preserva, preservar o meio ambiente é preservar a vida.” Em análise, quando os indivíduos acometem situações como estas, não refletem que além de estar acabando com a vida do planeta, também estão fazendo mal para si mesmo, porque o acúmulo de lixo, são geradores de enfermidades como a cólera, giardíase e leptospirose.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para a diminuição da presença de dejetos importunos. Nessa lógica, cabe ao poder executivo enviar palestrantes para as comunidades, com o intuito de debater sobre temas que engradece a reciclagem, assim ensinando tal ação de maneira facilitada. Além disso, coletas de lixo para que o indivíduo aprenda na prática com efeito de melhorar a urbanização. Sendo assim, com essas ações irá não só diminuir o lixo, mas também beneficiar o ambiente e a população.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
208 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
43 Exibições
por uaihiagu
A questão do lixo na sociedade brasileira
por Joeliton    - In: Outros temas
0 Respostas 
160 Exibições
por Joeliton
A questão do lixo na sociedade brasileira
por Joeliton    - In: Outros temas
0 Respostas 
83 Exibições
por Joeliton
0 Respostas 
83 Exibições
por Sanntosk8
5 Respostas 
364 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
65 Exibições
por kamillyb02
0 Respostas 
92 Exibições
por gabssxh
0 Respostas 
52 Exibições
por lydya
0 Respostas 
49 Exibições
por Yasminhas

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

KaioP366 1 - Desenvolvimento do tema e repert&[…]

Jihh .Introdução: - Sua introdu[…]

Felipe082 De uma olhadinha na minha redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM