Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2635
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A família contemporânea e sua representação em questão no Brasil, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
Acompanhar e registrar as mudanças da família brasileira tem sido um grande desafio para o IBGE. O Censo de 2010 listou 19 laços de parentesco que se formaram, contra 11 em 2000. Os lares modernos somam 28,647 milhões, ou seja, 28.737 a mais que a formação clássica. O estudo concluiu que a família brasileira se multiplicou, deixando para trás o modelo convencional de casal com filhos. As combinações são as mais diversificadas possíveis e proporcionais ao desejo de encontrar a felicidade em uma relação a dois. A partir desse conceito, encontramos os casados que residem em casas separadas e as crianças que moram em duas casas diferentes; as famílias homoafetivas, que já representam 60 mil e são oficializadas do ponto de vista legal, e sendo a mulher representante de 53,8% dos lares nesse arranjo familiar; as mulheres que vivem sozinhas e representam cerca de 3,4 milhões em todo país; há ainda 3,5 milhões de homens na mesma situação; além das 10,197 milhões de famílias em que só há mãe ou pai; e tem ainda aquelas pessoas que dividem o mesmo teto, mas não têm nenhum laço familiar e se unem por uma conveniência financeira, apenas para dividir o aluguel, são os chamados “conviventes” e representam 400 mil lares.
Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/01/02/ seculo-21-em-acao-novas-familias-constroem-uma-sociedade-alternativa/

TEXTO II
A família contemporânea e sua representação em questão no Brasil.jpg

TEXTO III
O desenvolvimento de instituições modernas do Estado e do mercado abarca, em parte, as antigas funções da família, restringindo a esfera de atuação desta às dimensões da afetividade e da reprodução da vida, em seus aspectos biológico e culturais. Por essa razão, é importante refletir sobre como o Estado, por meio de seu papel regulador e de promotor de políticas públicas, deve assumir responsabilidades perante os indivíduos, as famílias e o bem-estar coletivo.
ITABORAÍ, N. R. A proteção social da família brasileira contemporânea: reflexões sobre a dimensão simbólica das políticas públicas.
Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br.

TEXTO IV
Lidar com as famílias, hoje, é lidar com a diversidade; famílias intactas, famílias em processo de separação, famílias monoparentais, famílias reconstruídas, famílias constituídas de casais homossexuais, famílias constituídas de filhos adotivos, famílias constituídas por meio das novas técnicas de reprodução. A família intacta, tal qual nos acostumamos a pensar como sendo o modelo de família, é, hoje em dia, uma das várias formas de se viver a família. A multiplicidade “ser família”, hoje, cria um hiato na geração que aprendeu o “ser família” de acordo com determinadas características e sua concretização na prática. Talvez só a geração dos filhos saiba desenvolver a maneira de denominar tal realidade.
MOREIRA, B. F. O que há de novo nas novas famílias? Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br. Acesso em: 23 fev 2015.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por Annaluiqr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67327
Tema: A familia contemporânea e sua representação em questão no Brasil

Com os desenvolvimentos do século XXI em conjunto da aparição da geração Z, a sociedade brasileira demonstra diversas modificações, inclusive nas familias. Contudo, as representações cinematográficas e da mídia não acompanharam essas mudanças, ocasionando na falta de inclusão de todos os tipos de formações familiriares.
A série estadunidense "Modern Family" apresenta uma familia diferente, incluindo pessoas de gêneros, raças e sexualidades diferentes. Em contrapartida, o cinema brasileiro apresenta um certo tipo padronizado de familia — pai, mãe e filho geralmente brancos — excluindo todos os tipos de estruturas familiares existentes, automaticamente falhando na representatividade da realidade brasileira e apresentando, no exterior, apenas um âmbito social do país.
Muita dessa padronização existente ocorre por um preconceito enraizado na sociedade, muitas vezes passados a partir de ensinamentos errôneos na própria família que não explica para crianças e jovens da necessidade do respeito e das diferenças entre as pessoas. Dessa forma, comportamentos intolerantes são replicados e entendidos como corretos por jovens em formação.
Sendo assim, a necessidade do aumento de representatividade é imediata para que a Secretária de Cultura e a Ancine garanta a inclusão social de todos. Ademais, o encinamento nas escolas sobre a importância do respeito e da tolerância deve ser aderida pelo Ministério da Educação (MEC), permitindo um maior respeito e pacificação entre os alunos nas escolas, e até, fora delas.
0
Avatar do usuário
Por Gabriellima
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67604
Ulisses Guimarães, Ex-deputado Federal e participante da Assembleia Constituinte, que está em vigor até os dias atuais, fez um discurso marcante em tornar a Carta Magna a voz da sociedade como mudança. No entanto, o que se diz a respeito com a família contemporânea e como ela é realmente representada, vê-se que o Brasil ainda sofre em expôr a diversidade das famílias brasileiras. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas desse problema a falta de exposições da diversidade das famílias e a falta de obras mostrando a especialidade de como elas funcionam.
Nessa perspectiva, a falta de exposições da diversidades da família. De acordo com artigo 3°, inciso IV "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação". Da mesma forma, a falta da exposição das riquezas familiares brasileiras nos filmes, demostra que o Brasil não tem segurança de mostrar as diferenças dos costumes anteriores de que era família.
Outrossim, a falta de obras demostrando a especialidade de como as famílias funcionam. Assim como, o livro "Dom Casmurro", do escritor Machado de Assis, e sendo um clássico da literatura brasileira, mostrando a visão do autor lá em 1899, trata-se muito sobre relações humanas, sobre ciúmes e a visão de Dom Casmurro. Por analogia, mais obras trazendo a riqueza da cultura brasileira em relação as famílias é algo que o Brasil necessita explorar.
Portanto, para solucionar esse problema, produtoras brasileiras precisam quebrar a visão de que famílias brasileiras precisam seguir padrões para ser considerado família, onde a exposição de como famílias da atualidade funcionam, mostrará que o Brasil aceita a diversidade cultural. Além disso, mais escritores e artistas, mostrando histórias de famílias da contemporâneadade, mostrará para o mundo, que o Brasil tem muitas histórias a contar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
172 Exibições
por CasNovak
0 Respostas 
87 Exibições
por jjkcofee
0 Respostas 
106 Exibições
por Nataliamnll
0 Respostas 
286 Exibições
por rutedias
0 Respostas 
75 Exibições
por adrihdris
0 Respostas 
43 Exibições
por isas522
0 Respostas 
19 Exibições
por Aleh0406
0 Respostas 
155 Exibições
por Sam76
1 Respostas 
192 Exibições
por Askimwz
0 Respostas 
437 Exibições
por Thiffs

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM