Em primeiro lugar, é válido apontar que a atual predominância das rodovias, no Brasil, é resultado de uma política que não levou em conta o futuro do cenário sócio-econômico. Quando, no governo JK, a malha rodoviária foi especialmente valorizada, pensava-se na carência imediata de vias que ligassem diferentes pontos da nação e nos ganhos da recente indústria automobilística. No entanto, esse transporte possui um alto custo de manutenção e não atende às demandas de um território com dimensões continentais como o Brasil. Diante disso, é válido afirmar que já é o momento de corrigir erros de governantes passados e se adaptar à nova realidade.
Em decorrência da já referida ineficiência do sistema de transporte brasileiro, os lucros nacionais não atingem, por completo, o seu potencial. Considerando que a economia brasileira é dependente da exportação de commodities minerais e agrícolas, seria ideal que as vias que transportam esses materiais do centro do país até os portos fossem bem articuladas, evitando perdas e atrasos. Entretanto, o que se observa é uma logística falha que encarece o preço final do produto e limita o Brasil na sua participação na IV Revolução Industrial. Mostra-se, então, que a falta de uma visão ampla sobre a mobilidade de mercadorias prejudica o projeto de um país moderno e ativo no cenário internacional.
Mediante o exposto, torna-se imperativa a modernização da logística de transportes brasileira, com o intuito de torná-la mais eficiente em sua tarefa. Por meio de recursos públicos e privados, o Ministério da Infraestrutura deve promover uma configuração modal em que os sistemas aquaviário e ferroviário estejam mais presentes, atendendo às necessidades locais de transporte. Com meios mais diversificados, a mobilidade dos produtos é mais dinâmica e o custo das obras de melhoramento citadas é suprimido pelos ganhos do comércio. Objetiva-se, dessa forma, que o processo produtivo modernizado contribua para o desenvolvimento nacional, tomando um caminho diferente do engenho de João Cabral de Melo Neto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.