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#50632
Da mesma forma que, no romance "Fogo Morto", o engenho nordestino entra em decadência frente à modernidade e ingerência de seus proprietários; a logística de transportes no Brasil está obsoleta e não condiz com as necessidades do país. Assim, numa época em que o mercado preza pela dinamicidade e imediatismo, os produtos brasileiros ficam em desvantagem frente aos concorrentes. Evidencia-se, desse modo, a modernização do sistema de transporte como indispensável a uma plena inserção do país no mundo globalizado.

Em primeiro lugar, é válido apontar que a atual predominância das rodovias, no Brasil, é resultado de uma política que não levou em conta o futuro do cenário sócio-econômico. Quando, no governo JK, a malha rodoviária foi especialmente valorizada, pensava-se na carência imediata de vias que ligassem diferentes pontos da nação e nos ganhos da recente indústria automobilística. No entanto, esse transporte possui um alto custo de manutenção e não atende às demandas de um território com dimensões continentais como o Brasil. Diante disso, é válido afirmar que já é o momento de corrigir erros de governantes passados e se adaptar à nova realidade.


Em decorrência da já referida ineficiência do sistema de transporte brasileiro, os lucros nacionais não atingem, por completo, o seu potencial. Considerando que a economia brasileira é dependente da exportação de commodities minerais e agrícolas, seria ideal que as vias que transportam esses materiais do centro do país até os portos fossem bem articuladas, evitando perdas e atrasos. Entretanto, o que se observa é uma logística falha que encarece o preço final do produto e limita o Brasil na sua participação na IV Revolução Industrial. Mostra-se, então, que a falta de uma visão ampla sobre a mobilidade de mercadorias prejudica o projeto de um país moderno e ativo no cenário internacional.


Mediante o exposto, torna-se imperativa a modernização da logística de transportes brasileira, com o intuito de torná-la mais eficiente em sua tarefa. Por meio de recursos públicos e privados, o Ministério da Infraestrutura deve promover uma configuração modal em que os sistemas aquaviário e ferroviário estejam mais presentes, atendendo às necessidades locais de transporte. Com meios mais diversificados, a mobilidade dos produtos é mais dinâmica e o custo das obras de melhoramento citadas é suprimido pelos ganhos do comércio. Objetiva-se, dessa forma, que o processo produtivo modernizado contribua para o desenvolvimento nacional, tomando um caminho diferente do engenho de João Cabral de Melo Neto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#50640
Olá!! @Geralcinoj ; @jherodrigues ; @Deimos123; @Mendx; poderiam corrigir essa redação? Agradeço desde já!!
E aproveitando o embalo, percebi agora que errei o nome de um autor nos intertextos --' Podem dar a opinião de vocês sobre o quanto isso afeta a nota final?
#50713
Da mesma forma que, no romance "Fogo Morto", o engenho nordestino entra em decadência frente à modernidade e ingerência de seus proprietários; a logística de transportes no Brasil está obsoleta e não condiz com as necessidades do país. Assim, em uma época em que o mercado preza pela dinamicidade e imediatismo, os produtos brasileiros ficam em desvantagem frente aos concorrentes. [deixe o conectivo primeiro] Evidencia-se, desse modo, a modernização do sistema de transporte como indispensável a uma plena inserção do país no mundo globalizado.

Em primeiro lugar, é válido apontar que a atual predominância das rodovias, no Brasil, é resultado de uma política que não levou em conta o futuro do cenário sócio-econômico. [faltou conectivo] Quando, no governo JK < não sei se pode usar sigla nesse caso, na dúvida é melhor escrever o nome], a malha rodoviária foi especialmente valorizada, pensava-se na carência imediata de vias que ligassem diferentes pontos da nação e nos ganhos da recente indústria automobilística. No entanto, esse transporte possui um alto custo de manutenção e não atende às demandas de um território com dimensões continentais como o Brasil. Diante disso, é válido afirmar que já é o momento de corrigir erros de governantes passados e se adaptar à nova realidade.

[faltou conectivo] Em decorrência da já referida ineficiência do sistema de transporte brasileiro, os lucros nacionais não atingem, por completo, o seu potencial. [faltou conectivo] Considerando que a economia brasileira é dependente da exportação de commodities minerais e agrícolas, seria ideal que as vias que transportam esses materiais do centro do país até os portos fossem bem articuladas, evitando perdas e atrasos. Entretanto, o que se observa é uma logística falha que encarece o preço final do produto e limita o Brasil na sua participação na IV Revolução Industrial. [colocar o conectivo primeiro] Mostra-se, então, que a falta de uma visão ampla sobre a mobilidade de mercadorias prejudica o projeto de um país moderno e ativo no cenário internacional.

[faltou conectivo conclusivo] Mediante o exposto, torna-se imperativa a modernização da logística de transportes brasileira, com o intuito de torná-la mais eficiente em sua tarefa. [faltou conectivo] Por meio de recursos públicos e privados, o Ministério da Infraestrutura deve promover uma configuração modal em que os sistemas aquaviário e ferroviário estejam mais presentes, atendendo às necessidades locais de transporte. [faltou conectivo] Com meios mais diversificados, a mobilidade dos produtos é mais dinâmica e o custo das obras de melhoramento citadas é suprimido pelos ganhos do comércio. [conectivo primeiro e tente não repetir eles e as palavras também] Objetiva-se, dessa forma, que o processo produtivo modernizado contribua para o desenvolvimento nacional, tomando um caminho diferente do engenho de João Cabral de Melo Neto.
* Intervenção completa
* Precisa fazer mais o uso de conectivos e evitar o gerúndio
* Não sei responder se perderia ponto por errar o nome, vê se no google fala alguma coisa sobre isso :D
#51127
Obrigada pela correção, vou prestar mais atenção a esses tópicos!!
Sobre as informações incorretas na redação, vou ter que pesquisar mais afundo, porque uma olhada rápida no google não ajudou muito :roll: Na dúvida, vou colocar só intertextos que eu tenho certeza.

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