Dessa forma, em primeira análise, deve-se pontuar a falta de empatia como um grande empecilho. A Teoria da Eugenia defende a existência de características humanas superiores a outras. Sob essa ótica, é nítido o descaso com pessoas em condições precárias nas regiões periféricas do Brasil, visto que, determinados grupos sociais não se colocam no lugar de outros, tornando a desigualdade social como sequela da urbanização. Assim, a superação da lógica eugênica é urgente para suscitar uma postura menos individualista da população.
Além disso, cabe responsabilizar a negligência governamental pelo problema. O sociólogo, Thomaz Hobbes, explica, em sua tese, que o Estado é o principal responsável pelo bem-estar social. De fato, a ausência de ações estatais, é dirigente pelas injustiças sociais com o crescimento urbano, por carência de uma política habitacional, dado que, segundo o Instituto Trata Brasil, 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada. Dessa maneira, urge a necessidade do governo identificar uma forma de amenizar a atual situação.
Portanto, é indispensável intervir sobre os conflitos socioestruturais causados pela urbanização. Para isso, o Governo Federal e os Governos Estaduais devem criar uma política pública que deverá destinar verbas para as regiões mais frágeis e periféricas, por meio de parcerias estaduais com empresas construturas e responsáveis pela distribuição de água, a fim de garantir aos habitantes reparos e melhorias. Tal ação pode, ainda, ser divulgada pelas mídias de massa. Desse modo, é possível reverter a circunstância provocada pela Primeira Revolução Industrial
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.