Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#57132
Por que a adoção no Brasil é tão lenta?
No filme “A Estranha Vida de Timothy Green”, um casal desesperado para ter filhos enterra no quintal de casa uma carta contendo todas as características do filho esperado e na manhã seguinte aparece uma criança em sua porta. Muito diferente do filme é a realidade do Brasil, onde os processos de habilitação dos candidatos e dos adotados têm um prazo, na teoria, de 120 dias, entretanto o período de adoção pode se estender por até 5 anos.
A maioria dos futuros postulantes querem crianças com até 4 anos de idade; brancas; do sexo feminino e sem irmãos, perfil esse que está bem distante das crianças que estão no sistema de adoção brasileiro. O processo de adoção no Brasil possui diversas fases, a fim de que se tenha certeza que quem adotará uma criança tenha estrutura psicológica e responsabilidade para criá-la.
Para cada uma criança brasileira na fila da adoção, há 6 famílias querendo adotá-la. Entende-se então que o problema não é nem a falta de candidatos para adotar nem o processo burocrático, e sim o perfil desejado pelos adotantes. Das quase 7000 crianças esperando por um lar em 2020, somente 2,5%, têm até 4 anos, a faixa etária mais desejada pelos adotantes e não mais que 2,7% dos adotantes querem crianças acima dos 10 anos.
Os adotantes presumem que crianças maiores ou com irmãos não conseguirão se adaptar à nova família ou que não abandonarão seus antigos costumes. Ainda podemos ver o racismo estampado quando a maioria das pessoas querem crianças brancas, pois 22% dos adotantes não aceitam de maneira nenhuma adotar crianças negras.
É exigido e obrigatório um curso de preparação psicossocial e jurídica para adoção aos que querem adotar. Portanto nesse curso, que é dado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, deveria ser instigado nos pais a necessidade de adotar crianças mais velhas e negras e incentivar a adoção de irmãos, tendo em vista que esses não podem ser separados por lei.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Atualmente existem muitas crianças, adolesc[…]

francis , 🤍🤍🤍 O projeto é muito importante[…]

A Desigualdade socialno brasil

. A desigualdade social é um problema q[…]

GabiNatali , obrigada pela correçã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM