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#49415
A Constituição Federal de 1988 - documento mais importante do país, prevê em seu artigo a universalização coletiva dos direitos iguais como inerente a todos cidadãos brasileiros. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a negligência Estatal e a desigualdade social presente no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos compiladores responsável para a falta de investimento em modalidades EAD. Essa Conjuntura segundo as ideias do filósofo John Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis. Nesse sentido, verifica-se que, infelizmente, mesmo após avanços constitucionais, ainda há uma deficiência em modalidades EAD, porque a estrutura das organizações educacionais públicas são ineficazes para suprir com qualidade o atendimento a os alunos.
Semelhantemente, salienta-se a desigualdade social como mais uma das causas dessa problemática, pois diversos estudantes residentes em áreas sem acesso a educação se torna um dos fatores determinantes para corroborar com esse fato. Segundos dados estáticos do Ibge, o maior índice de analfabetização pertencem as regiões Norte e Nordeste, consequentemente, localizam-se os estados com menores investimentos em ensino a distância em todo o Território Nacional e, por conseguinte, temas discutíveis como a "desigualdade social", tornou-se uma adversidade real na Nação brasileira, no qual aqueles cujo detém condições financeiras melhores retém acesso a os centros educacionais com mais facilidades, enquanto os indivíduos residentes em localizações afastadas das escolas e universidades não possuem esse privilégio. Portanto, indubitavelmente faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes para resolver a falha no sistema educacional a distância.
Logo, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Por isso cabe ao Ministério da Educação, desenvolver projetos proficientes para o ensino EAD, por intermédio de investimento tecnológico, a fim de estabelecer de forma solucionável a educação a distância no Brasil. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#49646
A Constituição Federal de 1988 - documento mais importante do país, prevê em seu artigo a universalização coletiva dos direitos iguais como inerente a todos cidadãos brasileiros. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a negligência estatal e a desigualdade social presente no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos compiladores responsável para a falta de investimento em modalidades EAD. [coloque o conectivo primeiro] Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo John Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantia que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis. Nesse sentido, verifica-se que, infelizmente, mesmo após avanços constitucionais, ainda há uma deficiência em modalidades EAD, porque a estrutura das organizações educacionais públicas são ineficazes para suprir com qualidade o atendimento a os alunos. [faltou arrematação]

Semelhantemente, salienta-se a desigualdade social como mais uma das causas dessa problemática, pois diversos estudantes residentes em áreas sem acesso a educação se torna um dos fatores determinantes para corroborar com esse fato. Segundos dados estáticos do IBGE, o maior índice de alfabetização pertencem as regiões Norte e Nordeste, consequentemente, localizam-se os estados com menores investimentos em ensino a distância em todo o território nacional e, por conseguinte, temas discutíveis como a "desigualdade social", tornou-se uma adversidade real na nação brasileira, no qual aqueles cujo detém condições financeiras melhores retém acesso a os centros educacionais com mais facilidades, enquanto os indivíduos residentes em localizações afastadas das escolas e universidades não possuem esse privilégio. Portanto, indubitavelmente faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes para resolver a falha no sistema educacional a distância.

Logo, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Por isso, cabe ao Ministério da Educação, desenvolver projetos proficientes para o ensino EAD, por intermédio de investimento tecnológico, a fim de estabelecer de forma solucionável a educação a distância no Brasil. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
* Faltou detalhamento
#49682
Oi! Não sou corretora, mas posso tentar te ajudar. :)
* = Erros ortográficos/de pontuação que percebi e corrigi ao longo da leitura.

Introdução

A Constituição Federal de 1988 - documento mais importante do país-*, prevê em seu artigo a universalização coletiva dos direitos iguais como inerente a todos cidadãos brasileiros. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a negligência estatal* e a desigualdade social presente no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Gostei da introdução, bem clara e objetiva, logo do início dá para perceber qual o tema que será tratado e as duas problemáticas que serão desenvolvidas.

Desenvolvimento I

Primeiramente, deve-se ressaltar a falha governamental como um dos compiladores responsável para a falta de investimento em modalidades EAD. Essa conjuntura*,* segundo as ideias do filósofo John Hobbes, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a sua função de garantia de* que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis. Nesse sentido, verifica-se que, infelizmente, mesmo após avanços constitucionais, ainda há uma deficiência em modalidades EAD, porque a estrutura das organizações educacionais públicas são ineficazes para suprir com qualidade o atendimento aos* alunos.

Bom repertório, só tome cuidado com os erros de ortografia e colocação da vírgula. Ademais, você poderia ter ido mais a fundo na argumentação; por que, por exemplo, a estrutura das organizações educacionais públicas são ineficazes? Dificuldades, por parte de professores e alunos, de se adaptar à metodologia, por exemplo? São questões que valem a pena refletir sobre.

Desenvolvimento II

Semelhantemente, salienta-se a desigualdade social como mais uma das causas dessa problemática, pois diversos estudantes residentes em áreas sem acesso à* educação são um* dos fatores determinantes para corroborar com esse fato. Segundos dados estáticos do IBGE*, o maior índice de analfabetismo* pertence* (o que pertence? o índice) às* regiões Norte e Nordeste.* Consequentemente, localizam-se os estados com menores investimentos em ensino a distância em todo o território nacional* e, por conseguinte, temas discutíveis,* como a "desigualdade social", tornaram-se* uma adversidade real na nação* brasileira, no qual aqueles cujo detém condições financeiras melhores retêm* acesso aos* centros educacionais com mais facilidade*, enquanto os indivíduos residentes em localizações afastadas das escolas e universidades não possuem esse privilégio. Portanto, indubitavelmente,* faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes para resolver a falha no sistema educacional a distância.

Gostei da sua argumentação aqui, porém fique atento aos erros de grafia, principalmente referentes ao uso de letra maiúscula, períodos muito longos, uso da vírgula, acento agudo e crase.

Conclusão

Logo, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma iniciativa para solucionar o revés. Por isso,* cabe ao Ministério da Educação (agente)* desenvolver (ação) projetos proficientes para o ensino EAD, por intermédio de (modo) investimento tecnológico, a fim de (finalidade)estabelecer de forma solucionável a educação a distância no Brasil. Assim, (detalhamento) torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta*.

Boa conclusão, preenchendo todos os requisitos exigidos pela banca.

No geral, você possui bom repertório e argumentação própria, o que é bom. Só tome cuidado com os seguintes pontos:

- Erros de ortografia/pontuação: vírgula, uso da crase/acento agudo, evitar períodos muito longos, usar conectivos ao final de cada período.
- Argumentação: recomendo fazer um brainstorm de ideias antes de começar seu desenvolvimento, pensando nas causas e consequências de cada problemática (por que isso é um problema? o que o impede de ser resolvido?).
#49697
Oi @Nathan007, você já tem ótimas correções, então nesse sentido não vou trazer comentários. Mas estou muito curiosa sobre essa introdução, ela trata o tema de modo geral, então pode ser mesmo coringa. É que esse início tem partes idênticas com essa redação: combate-ao-analfabetismo-no-brasil-t26272.html, isso é uma estrutura já pronta ou foi muita coincidência?
#50066
Muito obrigado pela correção pessoal. ;)

@AnnaJuliaJu é sim... Ela se encaixa em qualquer tema, é como se fosse uma carta coringa. O problema é que ela não desenvolve tão bem o tema, por isso estou pensando em descartá-la. É mais recomendado caso o tema do Enem seja completamente aleatório e você não saiba como introduzir o sei texto.
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