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Por GiVtr
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No governo de Juscelino Kubitschek, iniciou-se uma era no Brasil onde as indústrias automobilísticas cresceram significativamente e possuir um veículo era sinal de boa condição de vida. Este cenário ainda se estende aos tempos atuais, onde transportes públicos são desvalorizados.

Inegavelmente, grande parte da população não possui condição de ter seu veículo próprio ou simplesmente opta por não o ter. Desta forma, recorrem às alternativas públicas de locomoção. A realidade de nosso país apresenta a deterioração de tais transportes e o raro investimento neles. Estamos em constante movimento para trabalharmos, estudarmos ou fazermos passeios. A própria população também contribui para a danificação de transportes coletivos e suas infraestruturas.

Infelizmente, diversos atos como vandalismo e pichações auxiliam nos maus tratos e na desvalorização. Com a superlotação e a má administração, muitos entram em dívidas para adquirirem seu próprio meio de locomoção. De acordo com o estudo de Sociologia, "cidadania é conhecer seus direitos e cumprir seus deveres". Sendo assim, nós cidadãos devemos cuidar de tudo que engloba nossa sociedade, mas também devemos ter a consciência de que merecemos transitar sobre ela de forma digna.

Dessa maneira, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério dos Transportes deverá elaborar um projeto de lei a ser entregue à Câmara dos Deputados. Nela deve constar que 20% dos lucros do país serão destinados à manutenção dos veículos e suas infraestruturas. Além disso, a segurança e vigilância serão ampliadas em terminais e estações, punindo com multa quem danificar patrimônio e deverá ser diminuído o intervalo entre a chegada dos transportes, a fim de diminuir a quantidade de pessoas no veículo. Espera-se que assim, sejam freados os problemas e desafios do transporte público urbano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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