Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#60195
Jorge Amado, escritor brasileiro, propôs uma emenda que isenta qualquer imposto sobre a produção literária, além disso, tal proposta apareceu na Constituição de 1988. Mas, infelizmente, com o a nova possibilidade de tributação de cerca de 12% sobre o livro, emergirão problemas, tais como a diminuição do acesso à literatura pela classe social mais necessitada e a redução da produção literária.
A isenção de tributos sempre se apresentou como melhor maneira de democratizar os livros. O fato de que a ausência de qualquer imposto permite a chegada de obras nas camadas populacionais mais amplas, como foi dito no manifesto Em Defesa do Livros, escrito em 2020 pelas entidades relacionadas à literatura. Ou seja, o tributo sobre os livros podem impedir o acesso à cultura pelo povo.
O decréscimo na publicação de livros, caso aprovada a emenda, terá como principal causa a dificuldade do escritor ao lançar um livro. É o que afirma o editor da Editora Aleph, Daniel Lameira, em média o lucro de um autor é de 10% sobre o preço do livro, o valor cobrado pelo imposto ultrapassaria essa quantidade, desincentivando os escritores a publicar suas obras. Tal coisa pode causar a decadência de editoras e, consequentemente, dificultar a procura de obras.
Portanto, para evitar o surgimento de problemas em relação a essa cobrança no valor do livros, entidades representativas do livro devem, por meio investimentos e patrocínios, criar feiras do livro que facilitem a aquisição de títulos para a população, a fim de disseminar a cultura para todos. Ademais, o Governo deve, através da legislação, oferecer auxílio aos escritores iniciantes, a fim de evitar a queda na produção e incentivar mais indivíduos a publicar suas obras. Desse modo, a emenda que começou com Jorge Amado pode perdurar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#60207
olá, boa-noite! Em relação a sua produção, cabe pontuar primeiramente acerca da argumentação que foi superficialmente desenvolvida nos parágrafos 2 e 3, tornando a consistência do texto extremamente fraca. Em relação aos conectivos utilizados, em alguns períodos eles não foram usados (o que é obrigatório para o alcance dos 200 pontos na competência 4), e em um deles foi usado a expressão "tal coisa" que não se configura como conectivo. Por último, a proposta de intervenção mostra dois agentes (o que é o ideal), mas faltou o detalhamento necessário.
#60234
camis23 escreveu:olá, boa-noite! Em relação a sua produção, cabe pontuar primeiramente acerca da argumentação que foi superficialmente desenvolvida nos parágrafos 2 e 3, tornando a consistência do texto extremamente fraca. Em relação aos conectivos utilizados, em alguns períodos eles não foram usados (o que é obrigatório para o alcance dos 200 pontos na competência 4), e em um deles foi usado a expressão "tal coisa" que não se configura como conectivo. Por último, a proposta de intervenção mostra dois agentes (o que é o ideal), mas faltou o detalhamento necessário.

Certo, vou rever esses problemas no meu texto para tentar melhorar, obrigada por falar
Alfabetização

No filme "Como estrelas na terra" &eacut[…]

NathaliaLima , olá, boa-noite! irei corrig[…]

Anninha , olá, boa-noite! irei corrigir su[…]

A vocação para o mercado de trabalho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM