Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#61122
"A Menina que Roubava Livros", de Markus Zusak, conta a história de uma garota que utilizou a leitura como "refúgio" às terríveis atrocidades vividas durante a Segunda Guerra Mundial.
Essa narrativa mostra a importância da leitura e um de seus diversos benefícios. Contudo, devido ao altíssimo preço dos livros no Brasil e a possível implementação da tributação de 12% em livros no país, a leitura vem se tornando cada vez mais inacessível para a população de baixa renda e algo cada vez mais exclusivo à elite Brasileira.
Isso é extremamente prejudicial, uma vez que 29% dos Brasileiros não consegue interpretar e aplicar textos, de acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), o que só tenderia a aumentar com a maior dificuldade de acesso aos livros.
Uma população privada de livros e leitura é uma população alienada, que não consegue se comunicar ou se expressar bem e não possui senso crítico algum, dessa forma afetando o desenvolvimento de sua nação.
É de suma importância que o Governo tome medidas a favor da incentivação a leitura (ao invés de de fazer dela cada vez mais fora do alcance do povo), como: fornecer mais fundos à bibliotecas públicas, criar projetos de incentivação, assim como feiras de livros, por exemplo e dar mais ênfase à literatura na grade curricular. Como disse Voltaire " A Leitura Engrandece a Alma".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#61151
Os dados estão ótimos, além da citação. A proposta de intervenção ficou meio geral sabe? Bem voltada ao senso comum e talvez isso torne a proposta previsível. Lembra que precisa de mais linhas numa redação de Enem, e é interessante ter pelo menos 2 parágrafos de desenvolvimento. A norma culta tá top mas ainda precisa melhorar os argumentos, aprofundando mais seu ponto de vista e tese. A citação no começo foi TUDO, não só pela citação em si mas por ter começado com ela. Um xero!!!
#61342
Wiviam escreveu:Os dados estão ótimos, além da citação. A proposta de intervenção ficou meio geral sabe? Bem voltada ao senso comum e talvez isso torne a proposta previsível. Lembra que precisa de mais linhas numa redação de Enem, e é interessante ter pelo menos 2 parágrafos de desenvolvimento. A norma culta tá top mas ainda precisa melhorar os argumentos, aprofundando mais seu ponto de vista e tese. A citação no começo foi TUDO, não só pela citação em si mas por ter começado com ela. Um xero!!!
Muito obrigada!!! buscando melhorar sempre
Alfabetização

No filme "Como estrelas na terra" &eacut[…]

NathaliaLima , olá, boa-noite! irei corrig[…]

Anninha , olá, boa-noite! irei corrigir su[…]

A vocação para o mercado de trabalho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM