Com esses dados, o inacesso proporcionado pela tributação à cultura e informação proveniente dos livros segregam ainda mais a parcela menos favorecida da população que, como dito pela deputada e coautora do pedido para o debate sobre a tributação Fernanda Melchionna, “Famílias com renda inferior a dez salários mínimos respondem por 50% do consumo de livros não didáticos e cerca de 70% dos didáticos. É evidente que devemos ampliar o acesso, e não restringi-lo, como o governo ameaça fazer”. Tendo isso em mente, é claro que a proposta vai fazer o desenvolvimento do país retroceder.
Sabendo disso, é fundamental destacar que quem trabalha como escritor e/ou bibliotecas, sebos e livrarias, etc. são os que serão mais atacados pela reforma tributária financeiramente. Segundo o site Guia do Estudante, “Livros mais caros também resultam na queda de vendas, que por sua vez, enfraquece ainda mais as editoras e as impede de investir em novas publicações”. Por isso, a taxação das obras vai impactar significativamente na economia do Brasil.
Por conseguinte, para impedir a falta de acesso a literatura e a desvalorização de proficionais que trabalham com livros, é preciso a mobilização de autores e consumidores desses bens por meio de postagens e debates nas mídias sociais tais como a #DefendaoLivro para fazer com que o governo saiba o quão indispensável é a literatura é para os brasileiros e que o acesso a ela irá aprimorar o desenvolvimento do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada