Avatar do usuário
Por Galacta1
Quantidade de postagens
#127508
O Marco Civil da Internet, lei brasileira oriunda do ano de 2014, estabelece princípios, direitos e deveres a serem respeitados no meio digital brasileiro a fim de se criar um espaço mais seguro e confiável a todos. Dentro e fora da nossa Nação, essa determinação pode ser vista como um guia a criação de um ambiente digital mais humanizado. Conquanto, esses fatores não vem sendo cumpridos como deveriam, transformando um espaço que a princípio seria utilizado para a comunicação e desenvolvimento em um ambiente inóspito e fonte de total desinformação, dificultando, deste modo, a universalização do cumprimento dessa lei tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema da relação entre meio digital e a interação humana dentro dele em nossa sociedade. Nesse sentido, cabe citar a Teoria do Contrato Social, do filósofo inglês John Locke. Segundo suas teses, o homem nasce livre para reagir conforme seus instintos e necessidades e o que deve regi-lo,protegê-lo e puni-lo é um poder maior, representado pelo Estado, que, infelizmente , não vem cumprindo com seu dever.
Ademais, é fundamental apontar o pensamento já normalizado pela nossa população de que internet é terra sem lei como impulsionador da disseminação de notícias falsas e comentários maldosos em rede. Partindo desse princípio, nada poderia impedir alguém de agir conforme seus instintos, como dito por Locke, e infringir um direito humano em meio digital. Além disso, vale ressaltar que a checagem de informações é uma das maneiras mais certeiras para o combate de Fake News e que a certeza dos fatos sem ela pode enganar multidões. Parafraseando Frederick Nietzsche, “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”. Pensando dessa maneira no âmbito da interação virtual, é possível estabelecer uma relação amigável entre internet e psicológico, já que as “verdades” contadas sobre nós em rede podem ser interpretadas apenas como julgamentos precipitados e equivocados.
Com isso, para o combate efetivo desse problema, é essencial a ação governamental ativa, através de campanhas de conscientização presenciais e digitais que tornem a problemática visível a todos os brasileiros, de forma a demonstrar a necessidade iminente de mudanças drásticas nas ações realizadas na internet, transformando-a em um ambiente verdadeiramente confiável e de contato saudável entre seus usuários.
@Vestibuland0
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
86 Exibições
por andisu9
0 Respostas 
263 Exibições
por Cta
0 Respostas 
155 Exibições
por Cta
0 Respostas 
168 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
68 Exibições
por yasisntme
0 Respostas 
44 Exibições
por bisanca
2 Respostas 
155 Exibições
por Maxy
Privacidade como mercadoria
por Studymaps2    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por Studymaps2
2 Respostas 
530 Exibições
por isas522
Saúde mental nas escolas públicas
por alunaa2005    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por alunaa2005

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na obra "Utopia", do autor Thoma[…]

O bullying e o ciberbullying

O bullying é um dos "crimes&qu[…]

O papel do cidadão no cumprimento dos Objet[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM