Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#59023
A constituição federal de 1988,documento jurídico mais importante do país,prevê em seu 6° artigo,o direito à moradia.O conceito deste vai além de apenas um teto para o indivíduo abrigar-se, incluindo os fatores de iluminação, infraestrutura básica e conforto, ou seja, é algo estritamente ligado ao princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Contanto, as condições de moradia ainda são precárias no país e milhares de brasileiros não possuem uma casa, estando espalhados pelas ruas ou sobrevivendo em abrigos sociais.Diante dessa perspectiva, faz-se essencial a análise dos fatores que corroboram para esse quadro.
Em primeira análise,deve-se ressaltar o cenário histórico, mais precisamente em meados do século XX onde o processo de urbanização se intensificou no Brasil, tendo como um dos seus principais motivos a implantação das indústrias nas grandes cidades, fazendo com que as pessoas migrassem do campo em busca de condições de vida melhores. Esse fenômeno ocasionou a superpopulação dos centros urbanos, como por exemplo, a avantajada concentração de pessoas no sudeste, por essa ser uma região de foco em investimentos de transportes, indústria e comércio na época.
Em segunda análise,deve-se levar em conta as consequências que esse contexto histórico deixou para a sociedade nos dias atuais, como nas formas de moradias nos centros urbanos,nas favelas, casas em construções irregulares e por conseguinte os deslizamentos de terras ou até mesmo situações de alagamento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o déficit habitacional em 2014 chegava a mais de 6 milhões de moradias. Sobressai nessa estatística, a exclusão de domicílios precários e o excedente de aluguel no qual a porcentagem salarial do indivíduo é comprometida com altos valores de aluguéis, bem como a coabitação.
Nota-se,portanto,a necessidade de se combater essa problemática.Para isso,é imprescindível que o governo procure resolver as deficiências no projeto minha casa minha vida, aumentando a eficácia desse programa.Cabe às autoridades competentes também, o aperfeiçoamento das leis federais voltadas às questões de planejamento urbano de saneamento básico e de condições de moradia no país. Entretanto, convém a população votar consciente, a procura de eleger representantes honestos e comprometidos com o bem estar do povo brasileiro, pois somente com profissionais empenhados em proporcionar o bem aos cidadãos é possível o desenvolvimento de uma nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Na série " as telefonistas ", em […]

Ashiley Oii, você poderia corrigir minh[…]

É de conhecimento geral que, a tradi&ccedi[…]

.Promulgada em 2014 , a Lei 12.965/2014 tem o obje[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM