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No jogo "Life Is Strange", é retratado a rotina de uma jovem cujo material íntimo foi vazado, sem seu consentimento, em fóruns on-line. Sofrendo com a negligência das autoridades e com a ridicularização — e violência psicológica — de seus colegas, a personagem Kate Marsh decide cometer suicídio. Fora do contexto ficcional, muitos cidadãos, — a maioria, menores de idade — de forma símile à menina, são vítimas desse ato ilícito, cuja prevenção é inviabilizada por consequência da insuficiência legislativa e da herança patriarcal, principal motivadora da falta de denúncias.
Precipuamente, é perceptível o papel que a impraticabilidade de leis opera na dificuldade em contornar o problema. Analogamente à citação do filósofo grego Aristóteles, "A política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade". Todavia, antagonicamente à frase, é vivenciado medidas legislativas ineficazes no tocante à circulação não autorizada de imagens pessoais com cunho sexual. Portanto, analisa-se que a impunidade e a limitação prática de leis são fatores que colaboram com o impasse da resolução da problemática, uma vez que o número de vítimas sem o devido atendimento por parte do campo legislativo do país aumenta, mesmo sem uma lacuna de leis à respeito do tópico.
Ademais, o patriarcalismo contribui para a ausência de denúncias e para o comodismo social no que consta a adversidade exposta. De acordo com a filósofa francesa Simone de Beauvoir, "não se nasce mulher, se torna mulher"; ou seja, os estigmas e as construções sociais ao redor da figura e atuação feminina desperta, na sociedade, aversão à mulheres cuja conduta fuja do padrão e discurso machista e enraiza, no imaginário social, a normalização do processo de atribuição da culpa à vítima — tal postura elucida a diferença de reações da sociedade em relação ao compartilhamento das fotos privadas de nudez a depender do gênero do sofredor. Sob esse prisma, é conclusivo que a mentalidade patriarcal afeta diretamente a luta contra a exposição ilegal de tais conteúdos, de modo a estimular a inércia do corpo social e, consequentemente, o déficit de denúncias.
Destarte, torna-se de extrema urgência que o cenário de impossibilidade da prevenção contra a divulgação ilícita de fotos íntimas seja mitigada. Para que isso ocorra, é necessário que o Governo Federal, em conjunto de instituições escolares, (visto que a maior parte dos alvos do cibercrime são menores de 18 anos) formule uma série de palestras a serem ministradas, além dos espaços escolares, em lugares públicos, para que o máximo de pessoas sejam conscientizadas e estimuladas a denunciar caso presenciarem situações parecidas, visando a subversão dos valores patriarcais e conservadores, ainda muito presentes na sociedade. Desse modo, vítimas como Kate Marsh não se sentirão negligenciadas e serão ajudadas efetivamente, de forma a reduzir esses atos criminosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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