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Por hadassamk
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#108274
Há muito se sabe que os espaços públicos transparecem a imagem de determinados locais. Dependendo de como for a aparência, pode-se presumir a educação e o respeito que os habitantes têm pelo seu próprio espaço. As dúvidas que surgem são: o dever de zelar é somente do cidadão ou do Estado? E de quais formas, nós cidadãos, podemos contribuir para preservar esses locais ?
Nessa visão, cabe frisar que é de senso comum que o Estado possui grandes responsabilidades, sobretudo, no que tange construir zelar pelos espaços públicos. Entretanto, isso não exclui a responsabilidade que todo cidadão carrega, tendo compromisso mesmo que não legislado de preservar o ambiente que ele mesmo habita. O famoso sociólogo Max Weber, afirmava que as ações humanas são reflexos da nossa cultura, ora, se o cidadão não cuida de seu próprio local, não seria presunçoso dizer que este não se importa com mais nada, não exercendo sua cidadania plenamente.
Ainda nessa linha, destaca-se questionamentos : de como essas ações poderiam ocorrer ? O objetivo é causar impacto positivo na sociedade. As formas de realizar este feito é simplesmente praticar cidadania de forma plena. Tais ações seriam: não jogar lixos nas ruas, não poluir rios, não pichar locais públicos dentre outros. São as pequenas ações que fazem a diferença na comunidade. As ideias e atitudes, em conjunto, se propagam e influenciam a sociedade como um todo.
Em resumo, o trabalho entre sociedade e Estado exerce a preservação dos locais públicos com eficiência, não sendo apenas responsabilidade de uma só entidade. Ademais, praticar simples ações de cidadania afetam de forma positiva todo o corpo social, disseminando a educação, respeito e preservação dos espaços públicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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