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O conceito de cidadania provém de cidade ou seja espaço reservado aos que dela participam. Entretanto, é imprescindível que o cidadão tenha um compromisso de cunho social com sua cidade. Logo , a conscientização desde a educação básica é essencial, como também o investimento por parte do poder público na preservação desses espaços.
Mormente tratar a conscientização como parte desse compromisso do cidadão em relação a conservação dos locais que são de uso em comum a todos é de grande valia, como disse Nelson Mandela :"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.". Insta pontuar ,que quando se fala em conscientizar trata-se de trazer a compreensão de como esses espaços públicos são relevantes para as famílias, permite a civilidade e socialização, portanto é necessário instruir a incumbência de não vandalizar, sujar e depredar esses espaços.
Além disso, é preciso que haja por parte do poder público investimentos em locais públicos que possibilitem boas estruturas, iluminação, segurança ,arborização ,boas calçadas e até academias ao livre .Nesse sentido é primordial a elaboração de projetos por parte dos representantes do município que visem a interação social e aspectos estruturais desses espaços, assim propiciará ao cidadão lazer e socialização que nesse aspecto melhora a saúde mental.
Infere-se que os parques públicos tem grande valia ao cidadão ,proporciona inúmeros benefícios e que portanto há uma relação intrínseca de zelo e cuidado por parte de ambos, o ambiente proporciona lazer a pais, mães e filhos e da mesma forma cada pessoa precisa cuidar desses locais como resposta ao que recebe. Por conseguinte, cidadania é mostrar os direitos de cada pessoa são imprescindíveis contudo meus deveres também precisam ser exercidos da mesma forma diante da minha comunidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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