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Por MariaLuiza21
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A ausência de limpeza, cuidado e preservação com o ambiente público na maioria das cidades, é um fator comum noticiado diariamente nos canais de comunicação. O papel do cidadão, é de extrema importância para que ocorra uma mudança significativa nessa ação, de maneira coletiva e consciente. No entanto, ao que se refere quando falado sobre cidadão? O que fazer para que a situação mude? Há a possibilidade de isso realmente ocorrer?
Os casos de depredação e rabiscos em prédios públicos, lixos acumulados nos canais e esgotos, escassez na limpeza pública, são fatores preocupantes quanto a conscientização dos cidadãos, que são componentes de uma sociedade onde são desenvolvidos trabalhos e ações coletivas. Isto é, as autoridades, profissionais da área pública e privada, estudantes, crianças e demais indivíduos. A procura por espaços públicos bem mantidos, organizados, limpos, está se tornando cada vez mais frequente e quando não encontrado em sua própria cidade, faz com que as pessoas procurem os benefícios citados em outros lugares. O que implica em uma ajuda negativa, quanto a fazer de sua cidade um espaço habitável, tranquilo, que proporcione um bem-estar para toda a sociedade.
Como exemplo, tem-se a cidade de Salinópolis, nordeste do estado do Pará. Cidade turística, que recebe pessoas de todos os lugares. Lá, os trabalhos de limpeza pública e conservação são feitos através de programas educativos socioculturais, que ocorrem com palestras nas escolas e que são abertas ao público, tem a entrega de panfletos também. Nas praias, é visto frequentemente, a coleta de lixo das mesas e barracas, onde se observa o comprometimento da população com o trabalho público, quando as pessoas levam de suas casas, sacos de lixo para a própria coleta.
Levando-se em conta do que foi observado, é perceptível a necessidade do papel do cidadão quanto à preservação de sua cidade. Isso pode ocorrer através da reeducação pública, através de ações coletivas que mantenham o espaço organizado, projetos de coleta de lixo, ensino nas escolas sobre a preservação do ambiente, e diversas ações que demonstrem o respeito e cuidado das pessoas com o ambiente que deseja usufruir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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