Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#43306
O livro "O alienista", do escritor Machado de Assis, mostra como a saúde mental tem influência sobre a sociedade. Não distante da obra literária, o mundo globalizado possui impactos diretos no processo de fragilização da saúde mental dos indivíduos, seja em fator do uso desenfreado das redes sociais, seja devido a constante pressão social vivida na atualidade. Desse modo, a preservação da saúde mental no mundo globalizado se mostra cada vez mais longínqua, logo é necessário um debate acerca da problemática.

Constata-se, a princípio, que o uso exacerbado e equivocado das redes sociais no contexto atual, corrobora para o desenvolvimento de transtornos mentais. De acordo com o "Mito da caverna", criado por Platão, os seres humanos tem uma visão distorcida sobre a realidade, os seres enxergam e acreditam apenas em imagens criadas pela cultura. Nessa perspectiva, o mundo cibernético expõe os indivíduos constantemente e em um curto período a informações e notícias negativas, que em muitos casos não condizem com a realidade. Dessa maneira, muitos indivíduos, devido a um acesso massivo as redes sociais tendem a desenvolver transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Logo, enquanto o uso acentuado das mídias digitais for tendência, o número de pessoas afetadas será maior.

Ressalta-se, ademais, que a constante pressão social sofrida pelos indivíduos, influência diretamente no processo de preservação da saúde mental. Segundo o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, a sociedade do século XXI é uma sociedade do desempenho e da positividade tóxica, o que produz indivíduos ansiosos e depressivos por estarem sempre em função de metas impostas. Nesse contexto, em detrimento das pressões sociais impostas, as pessoas são cobradas ininterruptamente a serem as melhores, seja no mercado de
trabalho, seja no ambiente de estudo, pressões impostas socialmente que implicam diretamente na saúde mental da sociedade. À vista disso, é necessário a erradicação dos padrões de coação social, a fim de promover a integridade psíquica dos cidadãos.

Portanto, diante dos fatos supracitados, medidas são fundamentais para mitigar a problemática. Logo, o ministério da Saúde deve promover fóruns educativos midiáticos, elaborado por profissionais da área da saúde mental, como médicos e psicólogos, através de campanhas de assistencialismo psicólogo gratuito aos necessitados e debates sociais no meio cibernético acerca das pressões sociais e sua interferência na saúde mental, com a finalidade de desenvolver uma sociedade consciente sobre a importância da preservação e cuidados com o bem estar mental diariamente. Destarte, será possível desenvolver uma sociedade consciente sobre a importância de se preservar a saúde mental.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Abandono paterno no Brasil

Na música "Somos como os nossos pais&q[…]

Saúde mental no século xxi

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&at[…]

A Revolução Industrial ocorreu, inic[…]

Posso sim, SophiaLS ! Pode demorar alguns dias.

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM