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Por Carlosjunio
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A Constituição Federal brasileira de 1988 assegura, em seu Artigo 255°, o direito básico e fundamental a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, a efetivação dessa norma se trata de um cenário longínquo, uma vez que a negligência acerca da preservação ambiental no Brasil surge como um complexo desafio a ser superado. Diante disso, torna-se indispensável relacionar esse impasse com a inoperância estatal e a ganância capitalista das grandes indústrias.

É crucial, a princípio, destacar a frágil atuação do Poder Público enquanto mantenedor da problemática, visto que o Brasil encontra-se entre os país que menso preservam sua cobertura vegetal. De acordo com Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar de toda sua população. Dito isso, é inegável que, no âmbito ambiental, os órgãos públicos vão de encontro com as ideias defendidas pelo filósofo inglês, além de violar a Carta Magna verde-amarela.

Ademais, a exploração agressiva do meio ambiente pelas grandes indústrias é um impulsionador da perda da biodiversidade no país. Para o filósofo grego Demócrito, o animal é tão ou mais sábio do que o homem, pois conhece a medida da sua necessidade, enquanto o racional a ignora. Dito isso, é imprescindível compreender que a ausência da sustentabilidade é um dilema que o capitalismo desenfreado impõe para toda a sociedade.

Diante do exposto, torna-se evidente que a preservação ambiental no Brasil é de pouco engajamento e distante do ideal, sendo necessária uma urgente mudança. Para isso, é necessário que o Estado, por meio do Ministério do Meio Ambiente, fortaleça o Instituto Chico Mendes, ampliando as unidades de conservação e, através do Ibama, reforce a fiscalização sobre essas áreas. Dessa forma, espera-se que o artigo 255° da Constituição seja respeitado e os direitos dos cidadãos assegurados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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